Isa Ferreira, de 16 anos, aluna do 11.º ano do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), foi eleita jovem autarca de Porto de Mós. Com 158 votos, a jovem residente na Calvaria de Cima vai assumir uma participação ativa nas decisões políticas e vai ser responsável por gerir um orçamento de 5 mil euros durante este ano.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Ter ganho foi um objetivo realizado. Sinto-me feliz e agradecida pela confiança que depositaram em mim. Foi bom sentir que as pessoas acreditam naquilo que eu posso concretizar”, sublinha a aluna do IEJ ao REGIÃO DE CISTER. “Por praticar atletismo, uma das minhas medidas é ajudar na melhoria das condições do meu clube quem tem muitos atletas que competem a nível nacional e até alguns que já representaram Portugal no estrangeiro. Acredito que com melhores condições podemos chegar muito mais longe e levar o nome do nosso concelho mais além”, destaca ainda a nova autarca.
Apesar de ainda não conhecer bem a equipa, a jovem está ansiosa para começar a trabalhar e refere que “há muito para fazer”. À chefe do executivo vão juntar-se António Ismail, aluno da Escola Básica de Mira de Aire, e Mariana Braizinho, aluna da Escola Secundária de Porto de Mós, que vão desempenhar as funções de vereadores.
Com 128 votos, António Ismail foi eleito vereador pelo segundo ano consecutivo. O jovem tem como objetivos a criação de um skate parque e o melhoramento da rede wi-fi das escolas do concelho e das condições dos equipamentos. Já Mariana Braizinho propõe a colocação de ecopontos nas escolas, a instalação de um centro de lavagem de bicicletas no parque verde e circulação de trotinetas elétricas na vila.
Os jovens eleitos tomam posse na próxima quarta-feira e têm como primeira tarefa nomear quatro ex-candidatos para seus conselheiros.
No ato eleitoral que decorreu na passada sexta-feira participaram 1.177 alunos das Escolas da EB2 da Corredoura, Secundárias de Porto de Mós e Mira de Aire e do Instituto Educativo do Juncal. A 2.ª edição do Jovem Autarca contou com 30 candidatos que residem e estudam no concelho e que têm idades entre os 10 e os 17 anos. Isa Ferreira sucede, assim, a Érica Silva, também aluna do Instituto Educativo do Juncal, que foi eleita, no ano passado, a primeira jovem autarca de Porto de Mós.
O projeto municipal de cariz pedagógico consiste num “exercício de cidadania e de participação ativa dos jovens no contexto autárquico, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro”. “Com esta iniciativa pretendemos, sobretudo, que os jovens percebam o papel dos autarcas na melhoria das condições de vida da comunidade onde se insere e fomentar o interesse na participação na tomada de decisão das políticas públicas locais”, destaca a vereadora com o pelouro da Educação da Câmara de Porto de Mós, Telma Cruz.