Sábado, Janeiro 24, 2026
Sábado, Janeiro 24, 2026

Parque da Pedralva inaugurado após ação de rearborização

Data:

Partilhar artigo:

A obra de arborização de 2,52 hectares do Parque da Pedralva, que começou em novembro último, foi inaugurada na passada terça-feira, no Dia Mundial da Árvore.

A intervenção representa um investimento de cerca de 80 mil euros, anunciou o município da Nazaré. No ato inaugural, o presidente da Câmara, Walter Chicharro, manifestou “enorme satisfação pelo resultado da empreitada que hoje se disponibiliza a locais e visitantes”.

A arborização foi financiada no âmbito da candidatura a fundos comunitários (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo objetivo específico é o “Apoio à Transição Climática”, e que está inserido na Prioridade de Investimento “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de covid-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”. “Assume-se como um dos principais pontos verdes da vila, potenciando um conjunto de atividades de recreio e lazer”, revela o município, que descreve a “elevada biodiversidade”, num espaço que ilustra o período Cretácico inferior (após o período Jurássico), incluindo ainda, na zona do Monte Branco, um distinto miradouro com vista panorâmica sobre toda a vila.

Região de Cister - Assine Já!

“O projeto teve como objetivo rearborizar o espaço, removendo as espécies invasoras e vegetação espontânea desordenada, e plantação de árvores, árvores de pequeno porte, maciços de arbustos/sub-arbustos e herbácea, bem como plantas com floração atrativa e que perdurem”, destaca a Câmara, que pretende que a intervenção “potencie e melhore o usufruto deste espaço, designadamente para a prática de desporto ao ar livre, momentos de lazer, visitas de estudo, passeios em família e acolhimento de eventos lúdicos e temáticos”.

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!