Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Parque da Pedralva inaugurado após ação de rearborização

Data:

Partilhar artigo:

A obra de arborização de 2,52 hectares do Parque da Pedralva, que começou em novembro último, foi inaugurada na passada terça-feira, no Dia Mundial da Árvore.

A intervenção representa um investimento de cerca de 80 mil euros, anunciou o município da Nazaré. No ato inaugural, o presidente da Câmara, Walter Chicharro, manifestou “enorme satisfação pelo resultado da empreitada que hoje se disponibiliza a locais e visitantes”.

A arborização foi financiada no âmbito da candidatura a fundos comunitários (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo objetivo específico é o “Apoio à Transição Climática”, e que está inserido na Prioridade de Investimento “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de covid-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”. “Assume-se como um dos principais pontos verdes da vila, potenciando um conjunto de atividades de recreio e lazer”, revela o município, que descreve a “elevada biodiversidade”, num espaço que ilustra o período Cretácico inferior (após o período Jurássico), incluindo ainda, na zona do Monte Branco, um distinto miradouro com vista panorâmica sobre toda a vila.

Região de Cister - Assine Já!

“O projeto teve como objetivo rearborizar o espaço, removendo as espécies invasoras e vegetação espontânea desordenada, e plantação de árvores, árvores de pequeno porte, maciços de arbustos/sub-arbustos e herbácea, bem como plantas com floração atrativa e que perdurem”, destaca a Câmara, que pretende que a intervenção “potencie e melhore o usufruto deste espaço, designadamente para a prática de desporto ao ar livre, momentos de lazer, visitas de estudo, passeios em família e acolhimento de eventos lúdicos e temáticos”.

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!