A época dos folares e das amêndoas artesanais está oficialmente aberta em Porto de Mós desde a passada sexta-feira. Até amanhã, o Jardim Municipal da vila recebe dez entidades do concelho que vão dar a conhecer os seus produtos locais no âmbito do Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal, inserido na programação da Semana Santa do Município.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa realiza-se pelo segundo ano consecutivo e tem como principais objetivos “promover e incentivar a produção e a comercialização de produtos artesanais” e também “fomentar as tradições e o turismo”. Além da variada seleção de doces pascais, as casas tradicionais têm também à disposição dos visitantes outras iguarias locais, tais como licores, bombons ou biscoitos.
“Este ano temos tido mais pessoas de fora, comparando com o ano passado. No entanto, noto as pessoas mais contidas nos gastos”, adianta o responsável pela Pastelaria Timóteo, localizada no centro de Porto de Mós. “Deveríamos ter mais iniciativas como esta ao longo do ano para desenvolver o comércio local”, nota Ismael Tibúrcio, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Outro estabelecimento que está presente desde a primeira edição é o Café-Restaurante Requinte dos Amigos que volta a levar ao festival o folar de maçã, que sabe ainda melhor acompanhado por um licor.
Com sede na vila, o espaço comercial volta também a abrir as suas portas para acolher o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego das Serras de Aire e Candeeiros, que se realiza até ao domingo de Páscoa nos restaurantes aderentes do concelho.
“Cabrito à Padeiro” e borrego assado no forno são os pratos que podem ser degustados no restaurante da Avenida Combatentes Grande Guerra. “Temos recebido várias pessoas que têm vindo de propósito de diferentes pontos da região”, refere a proprietária do Requinte dos Amigos. “É uma excelente oportunidade para desenvolvermos o nosso negócio e também para darmos a conhecer as nossas especialidades”, acrescenta Rute Cordeiro.
Além do Requinte dos Amigos, participam também nesta quarta edição do festival gastronómico de Porto de Mós os restaurantes Cova da Velha (Alcaria), A Gralha (Alvados), Tasquinha Dona Maria (Porto de Mós), Adega do Luís (Porto de Mós), Sabores de Sempre (Juncal) Boteco do D’ (Porto de Mós), Canto da Saudade (Porto de Mós), Dom Abade (Pedreiras),Taberna da Vila (Porto de Mós) e Moz’art (Porto de Mós). Borrego e Cabrito assado no forno, Cabrito grelhado, Caldeirada de borrego, Ensopado de borrego, Jardineira de cabrito, Costeletas de borrego grelhadas e Hambúrguer de Borrego são alguns dos pratos que vão estar em destaque.
De acordo com o Município de Porto de Mós, a realização deste evento que está também inserido nas atividades da Semana Santa, pretende “valorizar e divulgar” o cabrito e o borrego da região e “promover a cozinha portomosense enquanto património cultural, assim como os respetivos estabelecimentos de restauração”. Os restaurantes aderentes encontram-se devidamente identificados, através de um dístico na porta de entrada. Bom apetite!