A noite da passada sexta-feira foi de festa para o Núcleo do Sporting da Benedita, que homenageou sete personalidades ligadas à freguesia e que, nos últimos anos, têm tido sucesso ao serviço da formação verde e branca.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O repasto, que decorreu no Restaurante O Bigodes, juntou cerca de 100 fervorosos adeptos leoninos, que vibraram com as presenças de Nuno Dias e Paulo Luís (dupla técnica da equipa de futsal), Guilherme Pina (ex-atleta da Natação) e André Luís (fisioterapeuta da equipa de futebol). Além destes, foram também distinguidos Francisco Santos (atleta da Natação), Nuno Pina (ex-fisioterapeuta da equipa de basquetebol) e Catarina Lopes (ex-atleta da equipa de futebol feminino). Apesar de estarem ausentes da cerimónia, por motivos profissionais, os três fizeram questão de enviar, cada um deles, uma mensagem de vídeo, momentos que também mereceram imensos aplausos dos adeptos presentes.
Mesmo tendo sido uma festa abrangente, carregada de sentimento e fervor clubístico, onde cada um dos homenageados usou da palavra, o momento mais alto da noite foi, pode dizer-se, a intervenção de Nuno Dias. Porque além de ser muito acarinhado por toda a nação leonina, é também, desde este ano, um “beneditense”. Afinal, a nova morada fiscal de Nuno Dias é… na Benedita. Onde passou a viver recentemente com a família.
E foi o próprio a justificar esta mudança. Afinal, as ligações à vila são suficientemente fortes para o passo que decidiu dar na sua vida.
“A Benedita é uma terra onde já tenho muitos amigos e onde sou muito bem tratado. E nós somos das pessoas e dos sítios que nos tratam bem. Ter vindo para a Benedita foi uma boa escolha, não tenho dúvida nenhuma”, começou por dizer o melhor treinador do mundo de futsal.
O ambiente era propício a alguma brincadeira e Nuno Dias animou ainda mais os adeptos, sobretudo os beneditenses que encheram o espaço: “Sou de uma zona que é Poutena, que fica entre Cantanhede e Anadia. Ao longo dos tempos, sempre que fui homenageado, fui sempre dizendo que era de dois concelhos, Cantanhede e Anadia. Agora, felizmente, já sou de três. E ainda bem que este jantar só foi feito agora, uma vez que já tenho morada fiscal na Benedita. Como tal, já posso dizer que sou da Benedita e também posso ser homenageado aqui e dizer que sou da Benedita”.
O discurso do técnico leonino surgiu na sequência dos prémios entretanto entregues pelo Núcleo do Sporting da Benedita – Nuno Dias e Paulo Luís também ofereceram ao núcleo uma camisola de Ricardo Esgaio (jogador da equipa de futebol), uma camisola da equipa de futsal, autografada por todo o plantel, bem como uma camisola de treino -, cabendo ao presidente da associação leonina da Benedita fazer os devidos agradecimentos.
“Foi uma homenagem a pessoas que nos últimos anos contribuíram para o sucesso do Sporting e estamos muito honrados por isso. Esperemos que no futuro tenhamos mais atletas, treinadores ou dirigentes que também possam ser homenageados pelo Núcleo do Sporting da Benedita. Obrigado a todos”, sublinhou Samuel Marques.
As “prendas” recebidas já estão devidamente expostas na sede do Núcleo do Sporting da Benedita. Para a história.