Terça-feira, Maio 30, 2023
Terça-feira, Maio 30, 2023

Pataias acolhe 250 jovens das Jornadas Mundiais da Juventude

Data:

Partilhar artigo:

Duas centenas e meia de jovens de diferentes nacionalidades vão ficar alojados em Pataias, em instituições e em casa de particulares, entre 26 e 31 de julho, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Do total, 150 participantes vão dormir em espaços coletivos. O quartel dos Bombeiros de Pataias recebe 20 jovens, outros tantos ficarão no Centro de Cultura, Recreio e Desporto da Burinhosa, dez vão viver na casa paroquial, 50 pernoitam no pavilhão de Pataias e outras cinco dezenas no pavilhão da Martingança. Os restantes cem jovens serão distribuídos por 36 famílias de acolhimento de Pataias.

Quem acolhe os jovens peregrinos, de forma gratuita, compromete-se a facultar local de dormida e pequeno almoço. “Por uma questão de segurança, ficam sempre dois jovens em cada casa particular”, explica Fernanda Cardeira, responsável pela equipa de alojamento local especialmente criada para o acolhimento por ocasião das JMJ. Por outro lado, a família que recebe pode escolher a língua que quer acolher, de forma a facilitar a comunicação.

A coordenadora explica que os jovens vão ser recebidos com uma sessão de boas vindas, a 26, e vão conhecer a vila no dia seguinte. O terceiro dia será preenchido com um programa em Fátima, o quarto com um encontro das paróquias em Leiria e o penúltimo dia da estadia deverá ser passado com um roteiro pelo concelho, em conjunto com a paróquia de Aljubarrota, também pertencente à Diocese de Leiria-Fátima, à semelhança do que sucede com Pataias e Alpedriz.
Os jovens prosseguem caminho a 31 de julho, rumo a Lisboa, onde, a 1 de agosto, começam oficialmente as JMJ. Para assegurar a estadia dos jovens, a comissão de Pataias começou a trabalhar na causa há um ano. Até os custos das viagens dos jovens de e para Lisboa estão garantidos, depois de a equipa de cerca de uma dezena de voluntários ter promovido eventos de angariação de fundos.

Região de Cister - Assine já!

Amanhã, sexta-feira, está prevista a chegada dos símbolos das JMJ à paróquia de Pataias. Às 9 horas é tempo da receção e “guarda de honra” no quartel dos Bombeiros, os símbolos vão depois à Escola Básica 2,3 e passam junto à EB1 antes de seguirem para a creche e o lar. Quando for meio dia, a comitiva segue rumo à Burinhosa e Moita e, à tarde, seguem para a Martingança, Mélvoa, Pisões, Montes, Alpedriz e, novamente, Pataias. Na vila do norte do concelho, os símbolos serão acolhidos no adro da igreja, onde decorrerá uma cerimónia especial.

À noite, a viagem é mais curta, da igreja para a Praça Comendador Joaquim Matias, mesmo em frente, onde decorrem as Festas da Vila de Pataias. Cabe à Banda Filarmónica de Pataias acompanhar os símbolos na festa.

Dois símbolos representam as JMJ. A cruz peregrina, com 3,8 metros de altura – construída a propósito do Ano Santo, em 1983 e confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte para que fosse levada por todo o mundo – e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, introduzido pelo mesmo papa como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!