As irmãs Matilde e Carolina Silva, jogadoras do Cister Sport de Alcobaça no andebol ‘indoor’ e atletas do Nazaré Beach Handabll Team nas ‘areias’, vão representar a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de sub-17 de andebol de praia, cujo início está marcada precisamente para esta quinta-feira.
E se a distância – a prova vai disputar-se na Turquia – poderá aumentar as saudades da família, é certo que serão atenuadas pela presença do treinador nazareno Rui Medeiros, ele que será o responsável por guiar a equipa das quinas na referida competição, na qual Portugal irá medir forças com o Espanha, Ucrânia Turquia e Suíça, no Grupo A.
Na antecâmara da participação lusa, Rui Medeiros foi o porta-voz da ambição portuguesa, que passa por ter mentalidade competitiva para trabalhar com o objetivo de melhorar o 11.º lugar que Portugal alcançou na edição passada do Europeu sub-16.
“Sabemos que será uma competição difícil, mas o principal objetivo é melhorar a classificação do ano anterior, começando por passar nos grupos onde vamos defrontar seleções como Espanha e Ucrânia, que alcançaram o segundo e o quarto lugar no Europeu YAC16, em 2022, respetivamente. Para o conseguirmos teremos que ter mentalidade competitiva e abordar todos os jogos com intensidade e rigor. Se assim o fizermos, acredito que possamos ser felizes na competição”, disse o selecionador aos canais de comunicação da Federação de Andebol de Portugal.
Já as irmãs gémeas partilham entre si o trajeto no andebol nos pavilhões e nas areias.
Iniciaram-se no Batalha AC, tendo rumado às sub-16 do Cister Sport de Alcobaça em 2020, ano em que também começaram a representar a formação da Nazaré nas areias. Desde então o caminho tem sido trilhado entre as duas equipas, nas duas variantes do andebol, sendo que a estreia nas seleções jovens foi em 2021/2022.