Quinta-feira, Setembro 28, 2023
Quinta-feira, Setembro 28, 2023

Alcobaça tem três das 100 maiores cooperativas do País

Data:

Partilhar artigo:

Há três cooperativas do concelho de Alcobaça entre as 100 maiores cooperativas do País, segundo o estudo 100 Maiores Cooperativas 2021, publicado pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) no final do passado mês.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A Cooperativa Agrícola de Criadores de Gado da Benedita mantém o estatuto de maior cooperativa do concelho de Alcobaça e do distrito de Leiria. A cooperativa, que ocupa o 26.º lugar no ranking, faturou mais de 20,3 milhões de euros no ano de 2021, empregando 33 pessoas. Entre os trabalhadores, 18,2% são mulheres, não havendo a registar administradores do sexo feminino. Segundo o estudo da CASES, contam-se ainda 3% de trabalhadores jovens e todos os contratos são sem termo.A segunda maior cooperativa do concelho é a Frubaça (30º lugar), que apresentou um volume de negócios de cerca de 17,6 milhões de euros. Com 160 trabalhadores – 80,6% mulheres e 3,8% jovens–, contabilizam-se 76,3% dos contratos sem termo na empresa sediada no Acipreste.

Já a Cooperfrutas (55.º lugar), na freguesia de Aljubarrota, contabilizou cerca de 11,6 milhões de euros em vendas, empregando 88 pessoas (52,3% mulheres e 3,4% jovens). A cooperativa, fundada no ano de 1998, conta com 46,6% de contratos sem termo.

No distrito de Leiria, surgem ainda a Frutalvor (59.º lugar), a Granfer (72.º lugar), a Cooperativa Agrícola do Bombarral (85.º lugar) e a Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal (último lugar do ranking).
O estudo indica as 20 maiores cooperativas no crédito, numa lista em que se destaca a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém. A instituição, fundada em 1912, apresentou 482,9 milhões de ativo líquido, sendo a cooperativa que demonstrou uma maior variação positiva (+9,7%). Empregou, no ano que diz respeito ao estudo, 85 pessoas (97,6% contratos sem termo). Continua a ser a cooperativa mais antiga da lista, com 109 anos de longevidade.

Região de Cister - Assine Já!

As 100 maiores cooperativas portuguesas são ordenadas pelo volume de negócios e as 20 maiores cooperativas de crédito ordenadas pelo total do ativo líquido. São ainda apresentadas, quando aplicável, as 5 maiores cooperativas por ramo, compostas por diversas cooperativas que não pertencem às 100 maiores. Neste segmento, no ramo Cultura, destaca-se o Instituto Nossa Senhora da Encarnação Cooperativa de Ensino e Cultura, que detém o Externato Cooperativo da Benedita, que ocupa a 1.ª posição das 5 maiores cooperativas, com um volume de negócios a rondar os 2,5 milhões e com 110 funcionários.

Com este estudo, a CASES pretende “dar visibilidade às atividades do setor cooperativo português, contribuindo para o seu melhor entendimento e reconhecimento, de particular relevância no ano de 2021, considerando os efeitos sociais e económicos provocados pela pandemia da covid-19 sentidos ainda neste ano”. O volume de negócios global destas cooperativas em 2021 foi cerca de 2,74 mil milhões de euros, assegurando 7.800 postos de emprego.

 

 

AD Footer

Mega

Artigos Relacionados

Mega

Uma das frases mais batidas do capitalismo que nos une e tanto nos separa é: “não há almoços...

Na Ribafria mora um clube “de excelência”

De excelência (uma vez mais). Foi assim que a Ribafria foi reconhecida na gala da Associação de Futebol...

Seleção trouxe a prata da Superfinal Europeia em Itália

A Seleção Nacional feminina perdeu com a congénere da Espanha (2-3), no passado domingo, sagrando-se vice-campeã da Superfinal...

Biblioteca vence Torneio Liz sport a jogar em casa

A Biblioteca foi a grande vencedora da 2.ª edição do Torneio Lizsport, que decorreu durante o passado fim...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!