Quinta-feira, Setembro 28, 2023
Quinta-feira, Setembro 28, 2023

Novo hospital do Oeste agrada a autarcas de Alcobaça e Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

A escolha da Quinta do Falcão, no Bombarral, para a construção do novo hospital do Oeste agrada aos autarcas de Alcobaça e da Nazaré.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A decisão foi tornada pública pelo ministro da Saúde, no passado dia 27 de junho: “Não há nenhuma dúvida de que a população do Oeste merece um hospital muito mais diferenciado e de muito maior dimensão”. Ainda de acordo com Manuel Pizarro, a localização no concelho do Bombarral é tida como ideal já que a unidade de saúde ficará “no centro geográfico da região, com uma belíssima acessibilidade rodoviária, a dois minutos da autoestrada A8 e a menos de quatro minutos de uma estação de caminho-de-ferro”.

Perante o exposto pela entidade máxima a quem compete decidir este processo que se arrasta no tempo há anos, o REGIÃO DE CISTER falou com os presidentes das Câmaras de Alcobaça e da Nazaré, dois dos municípios que integram a OesteCim.

“Se há algo que ninguém me pode acusar, até falando em coesão territorial, é relativamente ao hospital. Porque em boa hora o presidente da Câmara de Alcobaça teve a coragem, logo em novembro, de ir ter com o doutor Fernando Araújo, homem conhecedor dos problemas da saúde, para falar sobre este assunto. E Alcobaça fez o trabalho de casa. O que consta no estudo é que a população do concelho que está referenciada para Leiria assim fica, sendo que a restante parte poderá ser referenciada para o novo hospital. Decisão que caberá, em última instância, ao município. Mas esse processo relativo à Benedita, a Alfeizerão e a São Martinho do Porto virá sempre à Assembleia Municipal, porque a Câmara não vai passar por cima da Assembleia Municipal”, salientou o presidente da Câmara de Alcobaça. Ainda de acordo com Hermínio Rodrigues, “Alcobaça tomou a medida certa, na hora certa, e agora resta esperar que o processo avance. Depois da decisão do ministro, nenhum presidente de câmara pode fazer o que quer que seja. Se o ministro decidiu bem ou mal, vamos ver. Nos próximos três meses será apresentado o modelo financeiro para a construção do novo hospital”.

Região de Cister - Assine Já!

Já relativamente ao terreno que tinha sido adquirido, em 2008, pela autarquia, em Alfeizerão, e que visava, precisamente, a construção do novo hospital, o social-democrata afirmou, na última sessão da Assembleia Municipal, “não ter a menor dúvida de que o terreno não desvalorizou”. O social-democrata anunciou ainda que “o terreno não será colocado à venda” e que “gostaria que fosse valorizado na área da saúde”.

Também o presidente da Câmara da Nazaré expressou a sua satisfação relativamente à decisão do Governo na escolha da localização do hospital. “Congratulo-me pela decisão agora firmada pelo Governo, através do Ministro da Saúde, de construção do novo Hospital do Oeste, a qual ocorrerá previsivelmente no prazo de cinco anos. É também a efetivação de uma promessa que consta dos programas eleitorais do PS no distrito de Leiria, pelo que, muito nos honramos com a sua concretização”, assinalou, a propósito desta temática, Walter Chicharro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AD Footer

Mega

Artigos Relacionados

Mega

Uma das frases mais batidas do capitalismo que nos une e tanto nos separa é: “não há almoços...

Na Ribafria mora um clube “de excelência”

De excelência (uma vez mais). Foi assim que a Ribafria foi reconhecida na gala da Associação de Futebol...

Seleção trouxe a prata da Superfinal Europeia em Itália

A Seleção Nacional feminina perdeu com a congénere da Espanha (2-3), no passado domingo, sagrando-se vice-campeã da Superfinal...

Biblioteca vence Torneio Liz sport a jogar em casa

A Biblioteca foi a grande vencedora da 2.ª edição do Torneio Lizsport, que decorreu durante o passado fim...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!