“A melhor festa de sempre. Foi memorável”. O balanço é do presidente da Junta de Évora de Alcobaça, freguesia que no passado fim de semana viveu três dias de autêntico alvoroço por ocasião das festas anuais – evento que contou também com um torneio de futsal e um passeio de tratores.
Este conteúdo é apenas para assinantes
E se a Junta de Évora de Alcobaça se dedicou, uma vez mais, de corpo e alma às celebrações, o que dizer do trabalho realizado pelas nove associações que dinamizaram o certame e que “deram de comer” a tanta gente? Grupo Motard “Rodas Livres”, dos Carris, Associação Desportiva da Fonte Santa, Rancho Folclórico dos Moleanos, Rancho Folclórico do Casal Pinheiro, Associação de Melhoramentos das Fragosas, Associação de Solidariedade Social do Areeiro, Grupo Desportivo e Recreativo do Casal do Pereiro, Centro Social de Évora e Comissão de Festas de Évora foram as instituições presentes nas festividades e que, no fim, foram reconhecidas pela Junta de Évora de Alcobaça, tendo sido chamadas ao palco para receberem, cada uma delas, um diploma de presença que, no fundo, se traduz numa homenagem singela feita pelo executivo liderado por Fernando Azeitona.
“Foi exatamente isso. Uma homenagem que decidimos fazer a todas as associações da freguesia que realizaram um trabalho absolutamente incansável durante a festa. Tal como, de resto, aconteceu durante o ano, com todas as atividades que dinamizam”, assinalou o autarca.
E a verdade é que o orgulho de Fernando Azeitona, quando convidado pelo REGIÃO DE CISTER a recordar os três dias de festa, não deixava margem para dúvidas. “A história diz-nos que as festas de Évora de Alcobaça têm sempre imensa qualidade e melhoram a cada ano que passa e este evento não fugiu à regra. Não quero fazer comparações, mas a grande verdade é que ouvi muitas pessoas dizerem que foi a melhor alguma vez realizada na nossa freguesia. E esse reconhecimento da população, no fundo, é o maior reconhecimento que podemos ter. Porque é em prol dos nossos fregueses que trabalhamos diariamente”, analisou.
Mas a dimensão da festa anual de Évora de Alcobaça atingiu, este ano, tamanha proporção que, embora sem haver números oficiais de presenças, estima-se que tenham passado pelo certame mais de 10 mil pessoas.
“E duvido que haja alguém capaz de dizer o contrário. À boa maneira portuguesa, o que posso dizer é que ‘havia gente por todo o lado’. E, em muitos momentos, as pessoas mal se conseguiam mexer!”, acrescentou Fernando Azeitona.
Além das ofertas gastronómicas promovidas pelas associações da freguesia, que não deixaram ninguém “passar fome” (nem sede…), também os espetáculos musicais cativaram o público. E houve visitantes de vários pontos do concelho e até do distrito. Porque, na realidade, as festas anuais de Évora de Alcobaça já têm um lugar de relevo no panorama dos eventos festivos a nível concelhio e da região.
“Diria que todos os concertos tiveram casa praticamente cheia. E tudo aquilo que as associações disponibilizaram nas respetivas ‘barraquinhas’ estava divinal. E a receita foi toda para as instituições. A Junta de Évora de Alcobaça fez questão que assim fosse. Somos e queremos continuar a ser uma freguesia com vida”, concluiu Fernando Azeitona.