Um dos eventos mais aguardados pela comunidade mirense chega, finalmente, à vila já no próximo fim de semana.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Depois de quatro anos, o festival ecológico e sustentável “Mata D’Aire” está de regresso à envolvente do Polje Mira-Minde e apresenta várias propostas de música ao vivo, atividades radicais, caminhadas, aulas fitness, exposições, workshops, conversas, passeios a cavalo e muitas outras atividades ao ar livre em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
“Apesar do evento ser mais direcionado para a população jovem, vamos ter iniciativas para todas as idades”, avança, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a presidente da Direção da associação juvenil em meio natural MataJovem, responsável pela organização da iniciativa. “Voltamos a envolver as coletividades locais e a comunidade num evento gratuito que pretende mais uma vez ter o mínimo impacto possível no meio ambiente”, sublinha Índia Saraiva.
“A organização está expectante, assim como a população que tem vindo a aderir e a envolver-se bastante”, acrescenta ainda, adiantando que a associação MataJovem conta com um grupo de 15 voluntários para ajudar na realização do maior evento da freguesia.
A responsável revela também que a programação deste ano é mais extensa e alargada do que as edições anteriores, voltando a serem esperadas milhares de pessoas na vila de Mira de Aire.
Tal como tem vindo a ser tradição, o evento abre com a “Festa da Caneca”, um verdadeiro “rali tascas”, que decorre num autocarro panorâmico, amanhã, a partir das 21:30 horas, e que vai parar em vários pontos como os “Petiscos em Companhia”, a Marisqueira Jardim, o Horáciu’s Bar e a Prio.
A noite de abertura do “Mata D’Aire” estende-se pela noite dentro com as bandas Zukutru e Smells Like 90’s e o dj local Alohomora, já no espaço do Chão da Aberta.
A longo do dia de sábado, o festival propõe várias atrações e, à noite, a diversão volta a estar garantida com a banda Ellyte, com o artista X-Tense, que é o cabeça de cartaz desta edição, e ainda com Hot Crazy Boy. No domingo, último dia do evento, realiza-se uma missa campal, com a participação do Coral Gaudia Vitae, às 11:30 horas, e estão previstas muitas outras iniciativas, como um passeio de BTT e workshops de danças tradicionais e de desenho botânico. Os concertos, que no dia do encerramento do festival decorrem à tarde, vão ser protagonizados por Kate & Samuel e por ART3.
O festival “Mata D’Aire” viu assinalada a sua primeira edição no ano de 1995, cerca de um ano antes da fundação da MataJovem como associação, com um “churrasco de convívio” e música na “mata”, tal como é conhecido localmente o Polje Mira-Minde.
A última edição do evento realizou-se em 2019 e contou com a participação de cerca de 6 mil pessoas.