Terça-feira, Setembro 26, 2023
Terça-feira, Setembro 26, 2023

“Coração amarelo” feito no IEJ recebeu prémio no Eco-escolas

Data:

Partilhar artigo:

Foi com amor, carinho e dedicação que os alunos da Academia de Artes do Instituto Educativo do Juncal (IEJ) desenvolveram, no ano letivo que agora finda, um projeto integrado no programa Eco-escola e que acabou por ser premiado com um valor de 500 euros.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O desafio lançado pela Eco-escola (projeto coordenado no Instituto Educativo do Juncal pelo professor Cláudio Santos) – “Sim, no Dia da Mãe o coração é amarelo” – foi aceite pelos elementos que frequentam a Academia de Artes do IEJ, em colaboração com o núcleo de Ciências e o Clube de Solidariedade. Desta forma, os jovens, com idades compreendidas entre os 10 e 13 anos, com a ajuda dos mentores, colocaram em marcha um projeto extracurricular e interdisciplinar que teve como grande objetivo a recolha solidária de tampinhas e que, no final, foi apresentado à comunidade escolar.

O projeto, que foi abraçado de pronto pelos alunos e que foi executado com muito entusiasmo, revelou-se um autêntico sucesso, uma vez que esteve em causa um trabalho solidário e com visão sustentável.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a diretora pedagógica do IEJ sublinhou o orgulho por mais este trabalho concluído com sucesso: “trata-se de mais um projeto que define a nossa escola e o nosso projeto educativo, feito de alunos-cidadãos criativos, ecológicos e solidários”. “Tal como, felizmente, tem acontecido noutras ocasiões, com outros projetos de outros âmbitos, o IEJ voltou a ser reconhecido, desta feita através do programa Eco-escola, e estes prémios, mais do que o valor monetário que possam significar, acabam por elevar cada vez mais a qualidade das atividades que desenvolvemos na nossa escola. E esse fator, com todos os méritos que têm os alunos e os professores, é absolutamente determinante para continuarmos a nossa caminhada ainda com mais alento”, salientou Tânia Galeão.

Já depois de ser feita a recolha e a preparação da matéria-prima, de acordo com o regulamento do concurso, os alunos procederam à preparação e costura das embalagens. Com recurso a uma máquina de costura, costuraram as embalagens umas às outras, de modo a dar estrutura a um coração tridimensional.
À medida que o projeto avançava, e com a ajuda dos alunos do núcleo de Ciência, foram recolhidas tampinhas amarelas para elaboração de outra componente – a tampa do coração amarelo.

Região de Cister - Assine Já!

Na FABLAB de Porto de Mós, um dos parceiros de projetos, os alunos tiveram a oportunidade de proceder à reciclagem das tampinhas e à impressão 3D, de alguns componentes. O processo de reciclagem envolveu várias etapas – a trituração, a fusão e a modelagem.

O projeto ganhou forma num inovador “coração amarelo”, tendo sido apresentado à comunidade escolar no final do ano letivo. Para completar a vertente solidária, os alunos do 6.ºano recolheram uma parte significativa de tampinhas, dando o mote para o seu enchimento.

O valor do prémio será utilizado para aquisição de materiais sustentáveis.

AD Footer

Artigos Relacionados

Jovem helitransportado para o hospital após despiste de velocípede na Vestiaria

Um jovem, de 22 anos, sofreu ferimentos grandes na sequência de um despiste do velocípede que conduzia. O...

Futebol: Ginásio entra no campeonato com pior derrota da história

Há dias verdadeiramente para esquecer. Que o diga o Ginásio, que este domingo, viveu um dos capítulos mais...

Bendita casa Nova!

Se há coisa que me dá prazer, é chegar a casa e seguir um cheirinho bom até à...

Técnico Sílvio Castanheiro fez 25 anos de carreira

Não são todos os anos que se comemoram 25 anos de carreira e, por isso, o técnico Sílvio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!