“Tomás-um às de rapaz” é o título do livro de estreia da nazarena Dina Bem, que foi apresentado no Centro Cultural da Nazaré, no passado sábado, no âmbito da 48.ª Feira do Livro.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O conto infantil que relata o dia a dia entre uma mãe e um filho de 3 anos dá a conhecer divertidos momentos passados em família, assim como os diferentes desafios vivenciados por ambos. A publicação da Cordel d’Prata conta a história de Tomás, um menino “reguila”, “teimoso”, “amoroso” e com “uma energia inesgotável”, características que são comuns a outras crianças da sua idade, que adora carros, carrinhos e camiões.
“Aborda as birras, as brincadeiras e as dificuldades que muitos pais com filhos pequenos têm de enfrentar diariamente para os educar”, avança a autora, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Qualquer pai ou mãe vai conseguir rever-se nesta história”, acrescenta Dina Bem.
O conto foi escrito em 2017, durante as “horas de almoço” da professora de educação especial e do 1.º ciclo, e teve como inspiração o filho mais novo, Tomás, que tinha então 3 anos de idade. A história ficou na gaveta até ao ano passado e foi o seu filho mais velho, Francisco, que incentivou a mãe a publicar a história.
“O livro passa a mensagem de que é necessário muita paciência, cedência e empatia, assim como muito amor e carinho, para lidar com crianças desta idade”, sublinha a nazarena. “É também através de uma boa conversa que conseguimos educar os nossos filhos“, acrescenta a escritora, referindo que a história do Tomás é para “os pais contarem aos seus filhos, para os avós contarem aos seus netos e para os tios contarem aos seus sobrinhos”.
O principal objetivo de Dina Bem que trabalha atualmente no Agrupamento de Escolas de Cister é continuar a dar a conhecer o livro “Tomás – um às de rapaz” junto da comunidade escolar. A autora também tem vindo a apresentar o conto infantil em sessões e oficinas de leitura dirigidas a crianças na região.
Depois do Centro Cultural da Nazaré, a obra vai ser apresentada na Fnac de Leiria, ainda este ano, com data ainda a definir.