Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

O reformador

Data:

Partilhar artigo:

A maré de agosto traz na crista da sua mais alta onda o homem que atualmente consegue marcar todos os setores da sociedade global, pela unicidade de consensos que reúne perante uma ação que transcende crenças e afinidades religiosas, como não há memória.

Foi há 10 anos que Jorge Mário Bergoglio se tornou a primeira figura da Igreja Católica como Papa Francisco. Este Homem de Fé, nascido há 86 anos na Argentina, vai muito além do que se esperaria do nº 1 de Deus. Em 2013 iniciou o seu pontificado; e desde então um tempo novo se iniciou.

A diferença já se evidenciava notória desde o início da sua Jornada; mas foi enquanto Francisco que a verdadeira revolução teve lugar. Com um perfil humano bem distinto dos que o antecederam e uma nacionalidade fora da “geografia europeia”, Francisco mostrou-se verdadeiramente consciente da realidade das pessoas e por isso lhes é tão próximo.

Região de Cister - Assine Já!

Creio que ninguém tinha a real noção do quanto Francisco viria a ser o derradeiro reformador de mentalidades, principalmente dentro da estrutura interna da Instituição que representa. Relembremos que este incitou os responsáveis máximos do clero a despojarem-se de riquezas e bens materiais e que ousou falar de temas tabu para a hierarquia da Igreja; e que tem sido também o verdadeiro peregrino que sai da Igreja e viaja mundo afora, muitas vezes até aos locais mais improváveis, para espalhar não só a “palavra de Jesus”, mas principalmente as suas ideias de renovação e justiça social.

Um homem de paz, de verdade, que abre portas e derruba paredes; que denuncia e que constrói; um homem solidário que fomenta a esperança ensinando práticas de inclusão; um homem que desmistifica medos e encoraja sonhos. Admirável. Valoroso. Francisco será, com toda certeza, recordado como um dos grandes marcos do século XXI.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!