Sábado, Maio 18, 2024
Sábado, Maio 18, 2024

O reformador

Data:

Partilhar artigo:

A maré de agosto traz na crista da sua mais alta onda o homem que atualmente consegue marcar todos os setores da sociedade global, pela unicidade de consensos que reúne perante uma ação que transcende crenças e afinidades religiosas, como não há memória.

Foi há 10 anos que Jorge Mário Bergoglio se tornou a primeira figura da Igreja Católica como Papa Francisco. Este Homem de Fé, nascido há 86 anos na Argentina, vai muito além do que se esperaria do nº 1 de Deus. Em 2013 iniciou o seu pontificado; e desde então um tempo novo se iniciou.

A diferença já se evidenciava notória desde o início da sua Jornada; mas foi enquanto Francisco que a verdadeira revolução teve lugar. Com um perfil humano bem distinto dos que o antecederam e uma nacionalidade fora da “geografia europeia”, Francisco mostrou-se verdadeiramente consciente da realidade das pessoas e por isso lhes é tão próximo.

Região de Cister - Assine já!

Creio que ninguém tinha a real noção do quanto Francisco viria a ser o derradeiro reformador de mentalidades, principalmente dentro da estrutura interna da Instituição que representa. Relembremos que este incitou os responsáveis máximos do clero a despojarem-se de riquezas e bens materiais e que ousou falar de temas tabu para a hierarquia da Igreja; e que tem sido também o verdadeiro peregrino que sai da Igreja e viaja mundo afora, muitas vezes até aos locais mais improváveis, para espalhar não só a “palavra de Jesus”, mas principalmente as suas ideias de renovação e justiça social.

Um homem de paz, de verdade, que abre portas e derruba paredes; que denuncia e que constrói; um homem solidário que fomenta a esperança ensinando práticas de inclusão; um homem que desmistifica medos e encoraja sonhos. Admirável. Valoroso. Francisco será, com toda certeza, recordado como um dos grandes marcos do século XXI.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Hóquei: Subida da Alcobacense pode festejar-se em casa

No próximo dia 18, pelas 18 horas, o Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça deverá estar a rebentar pelas costuras...

Futsal: GD Martingança volta à Honra e luta pelo título

Uma temporada depois de ter descido ao último escalão, o GD Martingança está de volta à Divisão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!