Terça-feira, Setembro 26, 2023
Terça-feira, Setembro 26, 2023

Alcobaça adere à Rede de Teatros e Cine-teatros Portugueses

Data:

Partilhar artigo:

O Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, passou a integrar a Rede de Teatros e Cine-teatros Portugueses (RTCP), credenciada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes). O equipamento cultural de Alcobaça passa, assim, a trabalhar em rede em “prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada”, conforme anuncia a DGArtes, em comunicado. 

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A RTCP contou com um primeiro processo de credenciação em 2021, tendo sido consideradas válidas 80 entidades, que puderam, assim, candidatar-se ao primeiro programa de apoio à programação até final desse ano. Não foi o caso do Cine-teatro de Alcobaça, que só agora submeteu o pedido de credenciação.

“A credenciação na RTCP está aberta, em regime de permanência e sem interrupções, pelo que, os proprietários dos equipamentos culturais podem apresentar, a todo o momento, a respetiva candidatura”, avança a nota que refere que a adesão à rede realiza-se “de forma voluntária e sob o compromisso de os equipamentos credenciados cooperarem entre si”, “permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional”, “o aumento do número de coproduções entre entidades”, assim como “a valorização e qualificação de recursos humanos especializados”.

No distrito de Leiria, também a Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, foi agora admitida na RTCP. Já faziam parte desta rede o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o Teatro-Cine de Pombal, o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco, em Leiria. São já 94 os teatros, cineteatros e equipamentos culturais credenciados em todo o País.

Região de Cister - Assine já!

A DGArtes promete a abertura, em breve, de novo concurso para a apresentação de candidaturas no âmbito do programa de apoio à programação dos teatros e cineteatros da RTCP, com quatro patamares que vão dos 50 mil aos 200 mil euros, em função de um conjunto de requisitos. No primeiro concurso em 2021, no distrito, apenas o Teatro José Lúcio da Silva foi apoiado, mas com as novas credenciações, entre as quais a de Alcobaça, outros equipamentos poderão candidatar-se ao próximo programa de apoio.

AD Footer

Artigos Relacionados

Jovem helitransportado para o hospital após despiste de velocípede na Vestiaria

Um jovem, de 22 anos, sofreu ferimentos grandes na sequência de um despiste do velocípede que conduzia. O...

Futebol: Ginásio entra no campeonato com pior derrota da história

Há dias verdadeiramente para esquecer. Que o diga o Ginásio, que este domingo, viveu um dos capítulos mais...

Bendita casa Nova!

Se há coisa que me dá prazer, é chegar a casa e seguir um cheirinho bom até à...

Técnico Sílvio Castanheiro fez 25 anos de carreira

Não são todos os anos que se comemoram 25 anos de carreira e, por isso, o técnico Sílvio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!