Quinta-feira, Setembro 28, 2023
Quinta-feira, Setembro 28, 2023

Banda de Alcobaça reativa Festival de Ópera de Óbidos

Data:

Partilhar artigo:

A ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes vai promover o ressurgimento do Festival de Ópera de Óbidos, no âmbito de uma parceria estratégica com o Município de Óbidos, tendo também o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura. A próxima edição do festival, que esteve inativo nos últimos anos, vai realizar-se entre os dias 8 e 17 do próximo mês, na Quinta das Janelas do século XVI, em Gaeiras.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Pretende-se dar uma nova vida a um festival que marcou toda uma geração de profissionais e melómanos, assumindo os parceiros, desde logo, uma forte vontade de promover um crescimento sustentável do festival que lhe permita integrar o circuito internacional da ópera”, avança a associação de artes, também responsável pela organização dos festivais Cistermúsica e Gravíssimo, em comunicado.

O programa vai celebrar “a força, a expressão e a resiliência das mulheres”, representadas através das “icónicas” e “desafiadoras” personagens de “Donna Anna”, “Carmen”, “Donna Elvira”, “Serpina” “Elle” ou “Violetta”.

A apresentação de “La Serva Padrona” (na fotografia), com música de Giovanni Battista Pergolesi e libreto de Antonio Federico Gennaro, vai abrir a programação do festival. Fazem ainda parte as óperas “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “A Voz Humana”, de Francis Poulenc, e a gala “Mulheres: Da Paixão à Inocência – uma Dança com o Destino”, que vai recordar, no encerramento do festival, algumas das principais árias de “Carmen”, de Georges Bizet, “Rigoletto” ou “La Traviatta”, de Giuseppe Verdi.

Região de Cister - Assine já!

Os quatro espetáculos, que totalizam oito apresentações, serão interpretadas por alguns dos mais conceituados intérpretes nacionais e internacionais, tais como Carla Caramujo, Rita Marques, Luís Rodrigues, José Corvelo, Marília Zangrandi, Jeroboám Tejera e Christian Lujan, que serão acompanhados em palco pelo Coro do Festival de Ópera de Óbidos, dirigido por Filipa Palhares, e pelas Orquestras La Nave Va e Filarmónica Portuguesa, dirigidas por António Carrilho e Bruno Borralhinho, respetivamente.

A direção artística vai estar a cargo de André Cunha Leal, que espera que o festival “não só recupere a antiga glória”, mas que “também alcance novos patamares e aspirações internacionais”. Já Jorge Balça e Carlos Antunes são os responsáveis pela encenação e os figurinos da autoria de Nuno Esteves e Nuno Braz de Oliveira.

AD Footer

Mega

Artigos Relacionados

Mega

Uma das frases mais batidas do capitalismo que nos une e tanto nos separa é: “não há almoços...

Na Ribafria mora um clube “de excelência”

De excelência (uma vez mais). Foi assim que a Ribafria foi reconhecida na gala da Associação de Futebol...

Seleção trouxe a prata da Superfinal Europeia em Itália

A Seleção Nacional feminina perdeu com a congénere da Espanha (2-3), no passado domingo, sagrando-se vice-campeã da Superfinal...

Biblioteca vence Torneio Liz sport a jogar em casa

A Biblioteca foi a grande vencedora da 2.ª edição do Torneio Lizsport, que decorreu durante o passado fim...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!