Terça-feira, Setembro 26, 2023
Terça-feira, Setembro 26, 2023

Projeto “Aldeia Artística” volta a embelezar Barrenta

Data:

Partilhar artigo:

Depois de um ano de interregno, a arte urbana está de regresso à Serra de Aire, mais precisamente à localidade da Barrenta. A aldeia da União de Freguesias de Alvados e Alcaria, do concelho de Porto de Mós, volta a acolher o projeto “Aldeia Artística” e a encher-se de vida e de… arte.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Nesta 3.ª edição foram instaladas 12 obras, entre esculturas e mosaicos, da autoria dos artistas internacionais Will Colles (Austrália), Alisa Kapran (Alemanha e Rússia), Anne Elizza (Luxemburgo), assim como Psico e SnailAway (França). A particularidade deste ano é que foram criadas peças mais resistentes de forma a estarem durante mais tempo em exposição, avança o impulsionador do projeto.

“Ainda há muitas obras das edições anteriores, mas, a maioria, em papel, não resistiu ao mau tempo e à chuva”, acrescenta Tiago Martins, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. Ao todo, são 32 as obras espelhadas pela aldeira, entre pinturas, azulejos, autocolantes, posters, tecidos e outras obras mais arrojadas, umas pequenas e escondidas e outras gigantes sobre paredes inteiras.

Uma das peças mais emblemáticas do projeto continua a ser a pintura do artista Nuno Costa, que homenageia a tradição das concertinas da Barrenta. A obra foi desenvolvida na fachada da antiga casa dos avós de Tiago Martins, durante a primeira edição do festival.

Região de Cister - Assine Já!

“Aldeia Artística” surgiu em 2020, no ano crítico da pandemia, depois de Tiago Martins ter encontrado um “sticker” de uma exposição de street art em que esteve que o inspirou para a construção do conceito. Logo de seguida, o luso-francês contactou vários artistas e desafiou-os a desenvolverem obras inspiradas na Barrenta.

Tiago Martins ficou responsável por reunir as obras para a aldeia que lhe diz tanto, trazê-las para Portugal e espalhá-las pelas ruas da terra dos pais, evitando assim o contacto desnecessários que potenciasse a propagação da covid-19.

Desde então, o projeto tem atraído vários curiosos à localidade, que conta atualmente com apenas 40 habitantes. ”As obras fizeram com que muita gente se deslocasse para tirar fotografias. Tenho visto vários vídeos e fotografias nas redes sociais”, sublinha o responsável que desenvolveu a ideia precisamente para “criar ‘buzz’ na Barrenta, mas também para homenagear as suas raízes”. “Aldeia Artística” tem vindo a merecer destaque em diversos jornais, revistas e sites nacionais e internacionais, como é o caso do Atlas Obscura, site turístico mundialmente conhecido.

A Barrenta está, assim, preparada, e mais bonita do que nunca, para receber no próximo mês o encontro nacional de tocadores de concertina que envolve centenas de músicos e atrai milhares de visitantes à aldeia. Mas antes, já no próximo fim de semana, a população vai celebrar Nossa Senhora de Fátima nas habituais festas da localidade. Entre os destaques do evento está, claro, a atuação do Grupo de Concertinas na Barrenta, no próximo domingo, às 19 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Jovem helitransportado para o hospital após despiste de velocípede na Vestiaria

Um jovem, de 22 anos, sofreu ferimentos grandes na sequência de um despiste do velocípede que conduzia. O...

Futebol: Ginásio entra no campeonato com pior derrota da história

Há dias verdadeiramente para esquecer. Que o diga o Ginásio, que este domingo, viveu um dos capítulos mais...

Bendita casa Nova!

Se há coisa que me dá prazer, é chegar a casa e seguir um cheirinho bom até à...

Técnico Sílvio Castanheiro fez 25 anos de carreira

Não são todos os anos que se comemoram 25 anos de carreira e, por isso, o técnico Sílvio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!