Alguns dos mais reconhecidos instrumentistas do panorama nacional e internacional ao nível dos metais graves vão voltar a reunir-se na cidade de Alcobaça. O festival Gravíssimo! está de regresso entre a próxima segunda-feira e o dia 2 do próximo mês com cinco concertos e diversas propostas no âmbito da vertente formativa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A programação da 13.ª edição do Festival e Academia Internacional de Metais Graves, organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, que volta a contar com a direção artística de Sérgio Carolino (tuba) e Hugo Assunção (trombone), abre com Mr. SC & The Wild Bones Gang e os convidados André Melo, Randall Hawes, Shmuel Hershko, Ray Anderson, Rúben da Luz e Rui Bandeira que atuam no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, às 21 horas.
A segunda atuação acontece no Claustro da Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça, na próxima terça-feira, às 21 horas, tendo como instrumentistas New Age Connection e o Quarteto Gravis que apresentam o recital “Novos Ensembles”. O mesmo local recebe no dia seguinte, no mesmo horário, um recital de solistas com os músicos Randall Hawes, Shmuel Hershko, Hugo Assunção, Sérgio Carolino, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Antão, Telmo Marques e Maria Derevyagina.
A programação prossegue no Museu do Vinho, no próximo dia 31, às 22 horas, com Smoking Mouse, dupla formada por Anthony Caillet (eufónio) e Christophe Girard (acordeão), e François Thuillier Solo & Duo, contando com a participação especial do baterista Jorge Queijo.
O concerto de encerramento realiza-se no Claustro D.Dinis do Mosteiro, às 22 horas, e tem como protagonista a Ray Anderson BiG Pocket Brass Band que apresenta um programa dedicado ao jazz.
No que diz respeito à vertente formativa, “as manhãs são exclusivamente dedicadas a sessões individuais com os formadores convidados e as tardes serão destinadas ao desenvolvimento das atividades de música em conjunto”, revela a organização, acrescentando que esta 13.ª edição traz “algumas novidades”.