Sexta-feira, Julho 12, 2024
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Beneditense preside Grupo Renascença Multimédia

Data:

Partilhar artigo:

O cónego beneditense Paulo Franco é o novo presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia. A nomeação foi feita, na passada sexta-feira, pelo Patriarcado de Lisboa, entidade que é proprietária do grupo – juntamente com a Conferência Episcopal Portuguesa.

Paulo Franco assume, assim, o cargo deixado por Américo Aguiar, que foi nomeado bispo da diocese de Setúbal, tendo, por esse motivo, abandonado a presidência do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia.

Em declarações prestadas à Renascença, o beneditense admite que encarou este novo desafio “com alegria e sentido de responsabilidade”, salientando a importância da comunicação no seio da sociedade. “A comunicação não é um fim em si própria. É um instrumento em prol da democracia, em prol dos valores da justiça, da igualdade e da dignidade da pessoa humana”, acrescentou Paulo Franco à Renascença.
A tomada de posse de Paulo Franco está marcada para a próxima terça-feira. José Luís Ramos Pinheiro e Ana Martins Braga vão permanecer como vogais do Grupo Renascença Multimédia.

Região de Cister - Assine Já!

O beneditense, de 51 anos, tem estado ligado às mais variadas áreas administrativas da Igreja, ao longo do seu percurso eclesiástico. É pároco do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2005, tendo também sido nomeado diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa nesse ano. Desde 2017, Paulo Franco é cónego do Cabido da Sé de Lisboa, desempenhando ainda o cargo de ecónomo e de vigário da Vigararia Lisboa II. Desde 2020, o cónego é também Juiz Diocesano do Tribunal Eclesiástico do Patriarcado de Lisboa.

Formado nos seminários de Almada e Olivais, Paulo Franco foi ordenado sacerdote no Mosteiro de Alcobaça, no dia 28 de setembro de 1997, ano em que também concluiu os estudos Filosófico – Teológicos na Faculdade de Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Entre 1997 e 2005, o beneditense teve passagens pelas paróquias de Milharado, Vila Franca do Rosário e Gradil, tendo sido ainda vigário da Vigararia de Mafra. Entre 2005 e 2014 foi assistente regional de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas, cargo que também ocupou na Cáritas Diocesana de Lisboa, entre 2010 e 2018. Em 2020, o pároco natural da Ribafria, na freguesia da Benedita, concluiu a licenciatura canónica em Direito Canónico, na Universidade Católica Portuguesa, depois de ter feito o ensino secundário no Externato Cooperativo na Benedita. Mais recentemente, foi membro da direção Logística do Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo tido uma próxima colaboração na organização do máximo evento realizado pela Igreja Católica em Portugal, no mês de agosto do ano corrente.

Na área da comunicação social, o cónego beneditense integrou o programa semanal “O Último Terço”, divulgado pela Sport TV+, em sinal aberto, em 2016. A rubrica juntou três padres adeptos fanáticos pelos três grandes do futebol nacional, sendo que Paulo Franco torcia pelo Sport Lisboa e Benfica.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Obras de arte em pedra evocam Salgueiro Maia

As instalações da MVC – Portuguese Limestones serviram de palco a uma sentida homenagem a Salgueiro Maia, na...

Futebo de praia: Sótão goleia e mantém registo 100% vitorioso na elite

É certo que já tem presença confirmada, pelo segundo ano consecutivo, na fase decisiva da Divisão de Elite....

Futebol: U. Turquel volta às competições seniores da AF Leiria 14 anos depois

Em 2010, jogava-se num pelado em Turquel, e as infraestruturas não eram o que são hoje. A formação...

Fotógrafo Jorge Prata expõe “Imagens de Cores” no Mosteiro da Batalha

A galeria instalada na antiga cozinha medieval do Mosteiro da Batalha recebe, até final do mês, a exposição...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!