A “Rádio Rodas” vai estar no ar a partir da Associação Rodas d’Aço Motor Clube num futuro próximo. A coletividade sediada da Tremoceira, na freguesia das Pedreiras, vai aproveitar as obras de restauro e de preservação do edifício da sede para criar uma sala de multimédia, na qual passará a funcionar uma rádio local com transmissão online.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“O objetivo é a criação de um espaço aberto à comunidade que tenha ligação com as artes e com a multimédia”, avança o presidente da Direção da associação, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. Rodrigo Silva explica que o projeto ainda se encontra em fase de planeamento, mas ao que tudo indica a obra terá início ainda este ano.
Segundo o responsável, a intervenção na sede da Rodas d’Aço Motor Clube prevê a substituição do telhado do imóvel, a resolução de problemas de infiltrações na estrutura e ainda a instalação de casas de banho.
Foi em 2019 que os amigos da aldeia, que em comum tinham a paixão pelas motorizadas clássicas, se instalaram na antiga escola primária da Tremoceira. Ainda nesse ano, o grupo que, em 2021 viria a tornar-se oficialmente numa associação de cariz cultural, desportivo, recreativo, social e educativo, criou o programa “Rodas Food – Rodar para Alimentar” com o intuito de combater o desperdício alimentar e de ajudar as pessoas mais carenciadas daquela freguesia. Até ao ano passado, a coletividade “resgatou” dos supermercados mais de 25 mil quilos de alimentos e apoiou 33 agregados familiares selecionados pela Junta das Pedreiras.
Os elementos da Rodas d’Aço Motor Clube juntam-se todas as quartas-feiras e sábados para recolher, fazer a triagem e distribuir os cabazes alimentares. “O nosso objetivo é adquirir uma viatura para a associação de forma a efetuarmos as missões, pois, até ao momento, têm sido utilizadas viaturas pessoais com as respetivas despesas associadas”, adianta Rodrigo Silva.
Também para promover o aproveitamento dos alimentos, a coletividade desenvolveu o projeto “Zero Desperdício Alimentar” na última edição das Festas de São Pedro.
O modelo seguido semanalmente na tasquinha das Pedreiras foi “ampliado pelas dez freguesias do concelho de Porto de Mós, sendo a fonte de alimentos as tasquinhas”, explica o dirigente, recordando que “em cada dia do evento, os alimentos resgatados foram entregues numa freguesia diferente, previamente planeada”.
“Para o modelo resultar, o executivo de cada uma das juntas, em espírito solidário e de voluntariado, assumiu a tarefa na distribuição dos sacos alimentares solidários às famílias beneficiárias na sua freguesia”, acrescenta Rodrigo Silva.
O presidente da Direção da Rodas d’Aço Motor Clube acredita tratar-se de um modelo pioneiro a nível nacional, no âmbito do combate ao desperdício alimentar em grandes eventos.