Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

Alcobaça celebra bodas de prata dos doces & licores conventuais

Data:

Partilhar artigo:

A época preferida dos mais “gulosos” por doces e licores conventuais está a chegar à cidade. O Mosteiro de Alcobaça prepara-se para receber, entre os dias 16 e 19 de novembro, mais uma edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. Desta feita, uma edição especial que assinala as bodas de prata do evento com algumas novidades.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Será uma edição especialmente dedicada à comemoração dos 25 anos dos doces e licores conventuais”, vincou o presidente da Câmara de Alcobaça. Hermínio Rodrigues aproveitou a conferência de imprensa de apresentação da 25.ª edição da Mostra de Doces & Licores Conventuais, que decorreu na passada segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para desvendar o programa desta edição.

Este ano, o evento decorrerá exclusivamente no interior do monumento, ocupando os mesmos espaços do ano anterior. A Sala do Capítulo será, uma vez mais, ocupada pelas ordens religiosas com produtos confeccionados em mosteiros cistercienses de Portugal, Bélgica e Brasil. O Refeitório receberá expositores nacionais e internacionais, enquanto a Sala dos Monges será dedicada aos expositores nacionais. Já o Claustro do Rachadouro acolherá a sala dos licores, a mostra de chocolates belgas, a sala de showcooking (onde decorrerão conversas e sessões sobre a doçaria conventual) e o espaço destinado às demonstrações da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e à cafetaria da Paróquia de Alcobaça. No local cedido pelo Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel será também montada uma tenda, que servirá de palco para as várias interpretações musicais e culturais.

Relativamente ao ano passado, haverá uma alteração na parte inicial do circuito, “obrigando os visitantes a percorrer os corredores do Claustro D. Dinis, onde estará patente a exposição dos 25 anos do evento”, explica o presidente da Câmara de Alcobaça, onde estarão exibidos os primeiros prémios dos doces e licores das edições anteriores. O pão, sendo também uma tradição de Alcobaça, estará representado, pela primeira vez, nesta edição da mostra através de uma exposição do pasteleiro beneditense Nuno Pina. “O pão é uma tradição do tempo dos monges e, por isso, faz sentido fazer esta ligação com os doces”, justifica Hermínio Rodrigues.

Região de Cister - Assine Já!

A abertura do evento será também diferente do habitual. Haverá, às 17 horas, uma visita oficial, que contará com a presença de duas ministras – cujos nomes não foram ainda revelados –, seguindo-se (às 18 horas) uma sessão solene e uma homenagem aos participantes presentes na 25.ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

Para a edição que se avizinha outra das grandes novidades é a substituição do concurso do melhor doce e melhor licor por uma votação online, aberta a todos os visitantes do evento, através de uma app que a organização desenvolveu para a ocasião. Esta plataforma também poderá ser utilizada para comprar bilhetes online, sendo uma alternativa à compra na bilheteira tradicional, localizada à entrada da Ala Norte do Mosteiro.

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais deste ano contará com a presença de 26 participantes, 11 de Alcobaça e 15 provenientes de vários pontos do país. Foram também convidados oito mosteiros cistercienses – o Mosteiro do Santíssimo Sacramento do Louriçal, o Mosteiro do Bande de Vila Nova de Carvalhosa, o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, o Mosteiro Cisterciense da Porta Aberta, o Mosteiro de São Bento de Singeverga, a Casa do Povo do Curral das Freiras (Madeira), a Abadia de Herkenrode (Bélgica) e o Mosteiro Cisterciense de Boa Vista (Brasil) –, que trazem até Alcobaça as melhores receitas da doçaria conventual que são preparadas em espaços sagrados.

Durante os quatro dias do certame, os visitantes poderão encontrar no Mosteiro de Alcobaça mais de 300 iguarias, das quais se destacam as Cornucópias (Alcobaça), o Pão-de-Ló de Alfeizerão (Alcobaça), os Pastéis de Santa Clara (Coimbra), as Brisas do Liz (Leiria), o Licor de Ginja (Alcobaça), o Pão-de–Ló de Coz (Alcobaça), o Licor de Singeverga (Roriz – Santo Tirso), o D. Rodrigo (Portimão), o Pão de Rala (Alentejo), as Trouxas do Mondego (Tentúgal), o Pudim Abade de Priscos (Braga) e os Ovos Moles (Aveiro).

A 25.ª edição daquele que é considerado um dos maiores eventos da cidade de Alcobaça é aguardada com grande expectativa pela organização do evento. Hermínio Rodrigues quer superar o número de visitantes do ano passado, esperando a entrada de 30 mil pessoas no certame mais doce de Alcobaça. O presidente da Câmara apela ainda um “sentimento de orgulho e de pertença pela realização daquele que é um dos maiores símbolos da tradição de todo o concelho de Alcobaça”. A organização estima um investimento para o certame a rondar os 150 mil euros, valor abaixo do ano passado, tendo em conta a não realização do video mapping na fachada do Mosteiro. “Não se trata de despesa, é um investimento para todos”, afiança o autarca.

Música, cultura e showcookings na agenda dos quatro dias

Nem só de doces e licores conventuais se faz a “festa” no Mosteiro. A 25.ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais assinala as bodas de prata e, por isso, a organização preparou um programa vasto que inclui animação musical, cultural e gastronómica.

Quinta-feira (dia 16 de novembro) marca o início do evento. A abertura da bilheteira na Ala Norte do Mosteiro será pelas 15 horas. Pelas 17 horas está marcada a visita oficial com a presença de duas ministras e a inauguração da exposição “Mérito em retrospetiva: 25 anos, 25 premiados”, instalada nos corredores do Claustro D. Dinis, logo após a entrada. Às 18 horas, o Claustro do Rachadouro recebe a distinta sessão solene, que marca a abertura do evento, e a homenagem aos participantes da 25.ª mostra. A cantora Sofia Escobar finaliza o programa cultural do dia, atuando no Claustro do Rachadouro pelas 21:30 horas.

O segundo dia do evento abre pelas 10 horas de sexta-feira (dia 17 de novembro) e fica marcado por quatro sessões de showcooking. A primeira iniciativa “Mãos na Massa”, pelo chef martingancense João Ribeiro, está agendada para as 10 horas. Às 15 horas, Tânia Amor conduz outra demonstração. A terceira sessão “Doces da Ausenda” está prevista para as 16:30 e a última será protagonizada pelo chef Fernando Correia, às 18 horas. O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Turquelense atua às 20:30 horas e a Sociedade Filarmónica Turquelense sobe ao palco às 21:30 horas.

O programa de sábado (dia 18 de novembro) abre novamente com “Mãos na Massa” do chef João Ribeiro, pelas 10 horas. A Academia de Música de Alcobaça e o Coro da Banda de Alcobaça animam o evento entre as 11:45 e 13 horas. Pela tarde há duas sessões de showcooking, uma com o chef João Ribeiro pelas 15 horas e a outra com o chef Rui Lopes pelas 16:30 horas. O Claustro do Rachadouro recebe a Companhia D’EL Rei, pelas 18:30 horas, e o espetáculo imersivo “Quadros Vivos de Caravaggio” pelas 22 horas.

No domingo (19 de novembro), “Mãos na Massa” do chef João Ribeiro abre as hostilidades pelas 10 horas. A Orquestra Ligeira e Juvenil do Bárrio atua pelas 11:45 e a Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense pelas 15:30 horas. Pelo meio, os chefs Ricardo Raimundo e João Ribeiro apresentam “Showcooking a duas mãos”, às 14:30 horas. Às 17 horas, o showcooking regressa pela mão do chef Fábio Bernardino. O espetáculo imersivo “Quadros Vivos de Caravaggio” volta ao Claustro do Rachadouro, pelas 18 horas e pelas 20 horas, para encerrar o programa cultural.

AD Footer

Artigos Relacionados

ICEL lança adaptação da série espanhola “La Casa de Papel”

"A Casa de Aço" é o nome da minissérie produzida pela ICEL. A empresa de cutelarias, sediada na...

Duas empresas do concelho de Alcobaça marcam presença em evento internacional

A Aire Limestones e a MVC Portuguese Limestones, empresas sediadas na freguesia de Aljubarrota, participam na Rocalia 2023,...

Futsal: Pederneirense imparável chega à dezena de triunfos

O Pederneirense está a registar um arranque de temporada absolutamente dominador. A equipa goleou na receção à Bufarda...

Daniel Adrião apresentou candidatura à liderança do PS no Cine-teatro de Alcobaça

Foi em Alcobaça, sua terra natal, que Daniel Adrião apresentou, na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!