O ciclo Fronteiras do Cistermúsica está de regresso a Alcobaça com seis propostas entre o próximo sábado e 9 de dezembro, tendo como temáticas centrais o legado das compositoras femininas e os diálogos musicais entre culturas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A programação abre com o Capdeville Ensemble a prestar uma homenagem à compositora Constança Capdeville, com a estreia do programa”Nocturno para Constança”, no Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, às 21:30 horas.
No próximo dia 11, à mesma hora, a Sacristia Manuelina do Mosteiro recebe Os Músicos do Tejo que vão atuar com o flautista indiano Shashank Subramanyam e apresentar “Alankaar”, num concerto que cruza a música barroca francesa e a música clássica indiana.
Uma semana depois, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa leva a “Música no Feminino” ao Cine-Teatro de Alcobaça, às 19 horas, propondo uma viagem pela composição no feminino em Portugal através de gerações de compositoras como Constança Capdeville, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.
O ciclo Fronteiras inclui ainda as atuações do Quinteto Sextante, no próximo dia 25, no Celeiro do Mosteiro, do saxofonista Philippe Trovão, no dia 2 do próximo mês, no Museu do Vinho, e ainda da Banda Sinfónica de Alcobaça, que sobe ao palco do Cine-teatro a 9 de dezembro.
O Cistermúsica Fronteiras é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, em parceria estratégica do Município de Alcobaça e com a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça.