Depois de um primeiro lançamento inserido na programação das Jornadas Europeias do Património do Museu do Traje, foi a vez de Alcobaça, e mais precisamente a Biblioteca Municipal, acolher a apresentação do catálogo da exposição “Chitas de Alcobaça. Colecção Pereira de Sampaio”, promovida pela Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (Adepa) no âmbito da Temporada Cruzada França Portugal 2022, no Museu de Toile-de-Jouy, próximo de Paris, em França.
Foi igualmente apresentado o documentário realizado pelo vimeirense Filipe Moura, alusivo à exposição, com depoimentos de personalidades ligadas à exposição, salientando-se Catarina Portas, Madalena Braz Teixeira (comissária de honra da exposição e diretora, durante 25 anos, do Museu Nacional do Traje), Joana d’Oliva Monteiro (comissária da exposição), quatro investigadores que trouxeram novidade científica ao estudo das Chitas – Lucas Soler de Morais, Rodrigo Vaz, Gonçalo Albuquerque e Gilles de Jesus – e uma série de convidados presentes na inauguração, na qual estiveram também autoridades francesas.
Perante uma plateia repleta, o catálogo foi apresentado pelo presidente da Adepa, Luís Afonso Peres Pereira, pela presidente da União das Freguesias Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, e, ainda, pelo presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues. A sessão ficou ainda marcada por momentos de homenagem à colecionadora, Maria de Céu Pereira de Sampaio, cujo espólio está atualmente na posse do herdeiro, Jorge Pereira de Sampaio