Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

Million Tee Project planta uma árvore por cada t-shirt vendida

Data:

Partilhar artigo:

Cada t-shirt é única, está numerada e todas representam mais uma árvore no planeta. O Million Tee Project é a missão de Ana Sousa, uma engenheira ambiental de Pataias que tem clientes em vários pontos do mundo e quer chegar ao milhão de unidades vendidas.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O negócio, que arrancou em junho, é feito por “print on demand”, o que significa que a t-shirt é produzida depois de encomendada. Tem o logotipo do projeto, um QR Code com a ficha técnica e a numeração, bem como uma frase personalizada, escolhida pelo comprador.

“Não tem nada a ver com o chamado fast fashion”, refere Ana Sousa, que construiu o projeto sustentável assente em três frentes. Ambiental, porque cada t-shirt vendida significa uma árvore plantada, social porque um euro de cada venda reverte para uma associação de caridade e, por último, “do legado de cada pessoa que for comprar”, a quem cabe escolher a frase que inspira a sua vida. “As t-shirts são todas diferentes e personalizadas e a frase deve ser o que queremos partilhar com o mundo”, destaca a engenheira do ambiente, apostada em “trazer positividade, dar a volta às coisas más e ajudar a reparar um bocadinho o mundo para que sejamos todos mais humanitários”.

A compra das t-shirts sustentáveis e solidárias, comercializadas a cerca de 30 euros, inclui uma árvore, um donativo e os portes de envio.

Região de Cister - Assine Já!

Através do projeto, Ana Sousa já entregou um valor monetário à Associação Acreditar e está a reunir o próximo para entregar à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Já há, no entanto, mais árvores plantadas do que t-shirts vendidas. Tudo porque a promotora do Million Tee Project promoveu algumas sessões da “Quarta-feira das árvores”, um concurso em que vence o autor da frase mais inspiradora e uma árvore é plantada algures no planeta. “Qualquer pessoa pode ir à plataforma Million Tee Nation e plantar uma árvore, independentemente da compra da t-shirt”, acrescenta Ana Sousa, que encara o projeto como uma missão a longo prazo.

Para a plantação das árvores, a engenheira ambiental estabeleceu uma parceria com a Tree-Nation, uma plataforma internacional de reflorestação e combate às alterações climáticas. “É uma organização que tem projetos em vários países”, explica Ana Sousa, que esclarece que a árvore incluída na t-shirt pode ser plantada em qualquer parte do mundo. Depois de adquirir a t-shirt, o cliente é contactado por e-mail pela Tree-Nation.

A evolução do impacto ambiental do Million Tee Projet pode ser consultada online.

Até à data, o projeto da pataiense permitiu a plantação de árvores em países como Nepal, Senegal, Tanzânia e Madagáscar, onde os exemplares plantados foram responsáveis, até à data, pela captação de 10,93 toneladas de CO2 da atmosfera.

As t-shirts são, de resto, fabricadas em materiais amigos do ambiente, como o algodão orgânico, por dois fornecedores diferentes – um na Europa e outro no continente americano.

AD Footer

Artigos Relacionados

ICEL lança adaptação da série espanhola “La Casa de Papel”

"A Casa de Aço" é o nome da minissérie produzida pela ICEL. A empresa de cutelarias, sediada na...

Duas empresas do concelho de Alcobaça marcam presença em evento internacional

A Aire Limestones e a MVC Portuguese Limestones, empresas sediadas na freguesia de Aljubarrota, participam na Rocalia 2023,...

Futsal: Pederneirense imparável chega à dezena de triunfos

O Pederneirense está a registar um arranque de temporada absolutamente dominador. A equipa goleou na receção à Bufarda...

Daniel Adrião apresentou candidatura à liderança do PS no Cine-teatro de Alcobaça

Foi em Alcobaça, sua terra natal, que Daniel Adrião apresentou, na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!