Terça-feira, Fevereiro 10, 2026
Terça-feira, Fevereiro 10, 2026

Central termoelétrica a biomassa no Juncal adquirida ao Grupo Justo pela Engie Soluções de Energia

Data:

Partilhar artigo:

A central termoelétrica a biomassa de produção de eletricidade, localizada na freguesia do Juncal, foi adquirida pela Engie Soluções de Energia ao Grupo Justo.

Em comunicado, a empresa do Grupo Engie anuncia “a realização de um investimento estrutural adicional que permita otimizar a infraestrutura e dobrar a sua eficiência global”. Atualmente, a central tem uma potência instalada de 5MW “para a produção de eletricidade a ser injetada na rede”. Segundo o documento, o projeto considera a “recuperação de mais 5MW térmicos para comercializar junto do consumidor e industrial local”.

Com esta aquisição, o grande objetivo da entidade da franco-belga Engie é que a central com sede no Juncal produza “anualmente mais de 40GWh de eletricidade, e a mesma quantidade em energia térmica sob a forma de vapor para uso industrial na região”. Quanto ao impacto ambiental, a Engie Soluções de Energia revela que o projeto possibilita a redução de 230 mil toneladas de dióxido de carbono e que, após a otimização, a infraestrutura será “mais eficiente e sustentável”.

Região de Cister - Assine Já!

O administrador da empresa, Pedro Cruz, afirma no comunicado que este investimento vai ao encontro “da estratégia global do Grupo Engie”, realçando ser “um passo importante para o crescimento e presença da empresa no setor”.

Em março de 2023, a gigante energética Engie anunciou ter 100 milhões de euros para investir no mercado português, colocando Portugal como “um dos 20 mercados prioritários”, segundo o Jornal de Negócios.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Autogestão

Artigos Relacionados

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

“A Polvinha Pitosga” é o novo título de Isabel Ricardo

“A Polvinha Pitosga”, o 45.º livro de Isabel Ricardo, já está disponível nas principais livrarias do País.A publicação...

Graffito estreia presença física em Espanha com pop-up

A A Graffito, marca portuguesa especializada em materiais e equipamentos para cerâmica, sediada na Zona Industrial do Casal...

Porto de Mós é o 4.º no consumo de combustível por habitante no distrito

Porto de Mós foi o 4.º município do distrito de Leiria com maior consumo de combustível automóvel por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!