O nazareno João Vidinha venceu um Emmy da Television Academy na categoria “Outstanding Cinematography for a Nonfiction Program” (Excelente fotografia para um programa de não ficção), pela sua participação, durante dois anos e meio, na série “100 Foot Wave” (A Grande Onda da Nazaré), realizada por Chris Smith na Nazaré e exibida na plataforma de streaming da HBO.
A cerimónia de entrega dos Creative Arts Emmy Awards decorreu no Peacock Theater, em Los Angeles, no estado da Califórnia (Estados Unidos da América), este domingo.
“É um grande orgulho e o culminar da dedicação de anos de trabalho que eu impus a mim próprio. Tentei colocar o drone onde nunca tinha estado e usá-lo de maneiras diferente. E este foi o resultado”, sublinha o nazareno, em declarações à Praia do Norte.
João Vidinha que trabalha profissionalmente com drones desde 2017, já tinha revelado ao REGIÃO DE CISTER que o conhecimento do terreno foi o que mais contribuiu para a boa execução do seu projeto em equipa.
Nesta 75.ª edição dos Creative Arts Emmy Awards, a série foi premiada graças ao sexto e último episódio da segunda temporada (“Force Majeure”), tendo também sido distinguidos os cinematógrafos Antoine Chicoye, Mikey Corker, Vincent Kardasik, Alexandre Lesbats, Chris Smith, Laurent Pujol e Michael Darrigade.
“100 Foot Wave” acompanha as aventuras do norte-americano Garrett McNamara e de outros surfistas que têm marcado presença na Nazaré, como é o caso do britânico Andrew Cotton, da francesa Justine Dupont ou do português António Laureano.
Em 2022, com a primeira temporada, a série arrecadou o prémio de “Melhor Cinematografia para um Programa de Não-Ficção”, nos Emmy. Já a segunda temporada, que estreou na primavera, foi a série documental mais nomeada na última edição daqueles prémios.