Domingo, Março 3, 2024
Domingo, Março 3, 2024

Aprovada desafetação da REN para ampliar Centro de Recolha de Animais de Companhia

Data:

Partilhar artigo:

O projeto de ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (CROAMA), nas Parreitas, freguesia do Bárrio, foi reconhecido, esta sexta-feira, em Diário da República, como “Ação de Relevante Interesse Público”, viabilizando a obra em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN).

A Câmara de Alcobaça tem, assim, luz verde para implementar o projeto de ampliação do canil, que implica a utilização de 890 m2 de uma área inserida na REN – dos quais 321 m2 correspondem à área atualmente ocupada pelo CROAMA – pertencente à categoria de “áreas de elevado risco de erosão hídrica do solo”, de “áreas estratégicas de proteção e recarga de aquíferos” e de “zonas ameaçadas pelas cheias não classificadas como zonas adjacentes nos termos da Lei da Titularidade dos Recursos Hídricos”.

De acordo com o parecer da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a amplicação do CROAMA é considerada “relevante e indispensável para o controlo e segurança da saúde animal e da saúde pública, inexistindo alternativa de localização que não afete espaços integrados em REN”. O mesmo organismo considera que o projeto não contraria o disposto no Plano Diretor Municipal de Alcobaça, nem coloca em causa as funções das áreas de REN em que se insere, motivo pelo qual propõe a viabilização da ampliação, através do reconhecimento da obra como uma “Ação de Relevante Interesse Público”, como se lê no despacho do Diário da República.

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

“El Corte Inglés” de Turquel é um (Agro)êxito da freguesia

Quem entra no estabelecimento comercial Agro-Êxito, na Rua das Eiras, certamente não sai insatisfeito. Porque mesmo que não...

Suinicultura e pedra assumem importância na economia local

A economia de Turquel é caracterizada por setores de diversas áreas de atividade e pela resiliência dos seus...

Sociedade Filarmónica dá música há 110 anos

Há instituições que merecem ser evidenciadas não só pela qualidade, mas também pela longevidade. É o caso da...

União Desportiva de Turquel cada vez mais forte e com sucesso na forja

Fundada a 30 de junho de 1982, a União Desportiva de Turquel (UDT) vive um período próspero. As...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!