Walter Chicharro foi confirmado, esta terça-feira, como n.º 3 da lista do Partido Socialista pelo distrito de Leiria às eleições legislativas, o que significa que o presidente da Câmara da Nazaré deverá ser eleito deputado à Assembleia da República nas eleições de 10 de março. O autarca da Nazaré cumpre o último mandato e terá de renunciar ao cargo se for eleito.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A mais do que provável saída de Walter Chicharro dos Paços do Concelho abre, assim, caminho para que Manuel António Sequeira, vice-presidente, assuma a liderança do executivo municipal até ao final deste mandato.
No entanto, a saída do presidente da Câmara também fará com que o deputado Salvador Formiga, 5.º da lista socialista à Câmara nas últimas autárquicas, e que ficou agora fora da lista de candidatos a deputados, regresse à autarquia, dado que ficará uma vaga no executivo por preencher.
“Decidi aceitar o desafio de pertencer às listas do Partido Socialista por entender que posso ajudar a minha região a crescer e a desenvolver-se ainda mais”, refere Walter Chicharro, que explica que aceitou o desafio “após muita meditação pessoal, familiar e política”.
O presidente da Câmara da Nazaré acrescenta que “é sabido que no passado tinha recusado esse desafio”, na ocasião “por ter a noção de que ainda não tinha colocado em marcha todos os projetos que considerava fundamentais” para o concelho.
“Este não é um adeus”, garante Walter Chicharro, enquanto enuncia uma série de obras concretizadas no decorrer dos seus mandatos autárquicos. O socialista garante manter-se como “um defensor acérrimo da Nazaré, mas agora com um olhar mais regional, procurando que, à semelhança do que fizemos na Nazaré, o distrito de Leiria seja uma referência global nas mais diversas áreas”.
O socialista diz que assume o desafio, com o objetivo de “representar e defender todos e cada um dos cerca de 460 mil habitantes do distrito de Leiria, independentemente da sua ideologia, credo ou capacidade financeira”.
A aprovação da lista socialista por Leiria esteve longe de ser consensual. Recebeu 29 votos a favor, 27 contra e dois nulos. A equipa candidata pelo distrito é encabeçada por Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar socialista, que já foi candidato pelo círculo de Leiria em 2022.
A candidatura dos socialistas tem como nº.2 a atual secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes. Depois de Walter Chicharro, que lidera a Federação Distrital de Leiria do PS, segue-se, em 4.º lugar, Catarina Louro, vereadora da Câmara de Leiria, e, em 5.º, a deputada Sara Velez.
Nas legislativas de 2022, os socialistas elegeram cinco deputados por Leiria, vencendo pela primeira vez no distrito.