Quarta-feira, Julho 15, 2026
Quarta-feira, Julho 15, 2026

Município de Porto de Mós avança para a 3.ª edição do “Jovem Autarca”

Data:

Partilhar artigo:

Realiza-se entre a próxima o dia 5 e dia 12 deste mês a fase de apresentação de candidaturas para a 3.ª edição do projeto “Jovem Autarca”, promovido pela Câmara de Porto de Mós.

Podem concorrer todos os jovens que residam e estudem no concelho de Porto de Mós e que tenham idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos de idade, “à data das eleições”, explica o regulamento.

Assim, no dia 6, o município dinamiza, no Cine-teatro da vila, às 9:30 horas, uma sessão motivacional aberta aos potenciais candidatos.

Região de Cister - Assine Já!

O período de preparação dos materiais da campanha eleitoral decorre entre os dias 21 e 27 e a campanha eleitoral até ao dia 8 do próximo mês. O debate entre os candidatos acontece a 5 de março e as eleições a 12.

A 20 de março o executivo jovem toma “posse”, passando, desde então, a assumir uma participação ativa nas decisões políticas e a desempenhar o papel de porta-voz dos seus pares. O grupo escolhido pelos alunos do concelho, composto por um presidente e dois vereadores, vai ser corresponsável pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído e vai procurar concretizar os projetos que idealizou, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.

O projeto educativo pretende potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro.

O atual executivo jovem, que conclui brevemente o seu mandato, é liderado por Isa Ferreira e composto também por António Ismail e Mariana Braizinho, que tem vindo a desempenhar as funções de vereadores. O principal objetivo do seu mandato foi a criação de uma brinquedoteca nas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Porto de Mós.

“Conseguimos atingir os nossos objetivos e todos unidos conseguimos realizar o projeto”, avança Isa Ferreira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Todo o projeto foi um grande desafio. Começámos por nos juntar todos para definirmos qual seria o projeto escolhido para o podermos concretizar, e não foi fácil, depois disso começamos a espalhar cartazes pelas várias freguesias para angariarmos brinquedos”, acrescenta a aluna do 12.º ano do Instituto Educativo do Juncal.

A presidente do executivo destaca também a colaboração da comunidade local para a concretização deste projeto que vai ser brevemente inaugurado.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Projeto recupera receitas tradicionais dos ex-Coutos

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a desenvolver, desde 2024, um projeto...

Vila de Aljubarrota recebe Medieval de 13 a 16 de agosto com recriações históricas e muita animação

Já há data para a Feira Medieval de Aljubarrota: de 13 a 16 de agosto, a vila regressa...

Museu reabre em setembro e relança futuro cultural do Sítio

O Museu Dr. Joaquim Manso deverá reabrir ao público no próximo dia 8 de setembro, feriado municipal da...

Taxa turística no valor de 1 euro por dormida é aplicada a partir de setembro no concelho

A taxa turística da Nazaré entra em vigor a 1 de setembro, depois de o respetivo regulamento ter...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!