Quarta-feira, Julho 2, 2025
Quarta-feira, Julho 2, 2025

Município de Porto de Mós avança para a 3.ª edição do “Jovem Autarca”

Data:

Partilhar artigo:

Realiza-se entre a próxima o dia 5 e dia 12 deste mês a fase de apresentação de candidaturas para a 3.ª edição do projeto “Jovem Autarca”, promovido pela Câmara de Porto de Mós.

Podem concorrer todos os jovens que residam e estudem no concelho de Porto de Mós e que tenham idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos de idade, “à data das eleições”, explica o regulamento.

Assim, no dia 6, o município dinamiza, no Cine-teatro da vila, às 9:30 horas, uma sessão motivacional aberta aos potenciais candidatos.

Região de Cister - Assine já!

O período de preparação dos materiais da campanha eleitoral decorre entre os dias 21 e 27 e a campanha eleitoral até ao dia 8 do próximo mês. O debate entre os candidatos acontece a 5 de março e as eleições a 12.

A 20 de março o executivo jovem toma “posse”, passando, desde então, a assumir uma participação ativa nas decisões políticas e a desempenhar o papel de porta-voz dos seus pares. O grupo escolhido pelos alunos do concelho, composto por um presidente e dois vereadores, vai ser corresponsável pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído e vai procurar concretizar os projetos que idealizou, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.

O projeto educativo pretende potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro.

O atual executivo jovem, que conclui brevemente o seu mandato, é liderado por Isa Ferreira e composto também por António Ismail e Mariana Braizinho, que tem vindo a desempenhar as funções de vereadores. O principal objetivo do seu mandato foi a criação de uma brinquedoteca nas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Porto de Mós.

“Conseguimos atingir os nossos objetivos e todos unidos conseguimos realizar o projeto”, avança Isa Ferreira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Todo o projeto foi um grande desafio. Começámos por nos juntar todos para definirmos qual seria o projeto escolhido para o podermos concretizar, e não foi fácil, depois disso começamos a espalhar cartazes pelas várias freguesias para angariarmos brinquedos”, acrescenta a aluna do 12.º ano do Instituto Educativo do Juncal.

A presidente do executivo destaca também a colaboração da comunidade local para a concretização deste projeto que vai ser brevemente inaugurado.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!