Terça-feira, Junho 18, 2024
Terça-feira, Junho 18, 2024

Município de Porto de Mós avança para a 3.ª edição do “Jovem Autarca”

Data:

Partilhar artigo:

Realiza-se entre a próxima o dia 5 e dia 12 deste mês a fase de apresentação de candidaturas para a 3.ª edição do projeto “Jovem Autarca”, promovido pela Câmara de Porto de Mós.

Podem concorrer todos os jovens que residam e estudem no concelho de Porto de Mós e que tenham idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos de idade, “à data das eleições”, explica o regulamento.

Assim, no dia 6, o município dinamiza, no Cine-teatro da vila, às 9:30 horas, uma sessão motivacional aberta aos potenciais candidatos.

Região de Cister - Assine já!

O período de preparação dos materiais da campanha eleitoral decorre entre os dias 21 e 27 e a campanha eleitoral até ao dia 8 do próximo mês. O debate entre os candidatos acontece a 5 de março e as eleições a 12.

A 20 de março o executivo jovem toma “posse”, passando, desde então, a assumir uma participação ativa nas decisões políticas e a desempenhar o papel de porta-voz dos seus pares. O grupo escolhido pelos alunos do concelho, composto por um presidente e dois vereadores, vai ser corresponsável pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído e vai procurar concretizar os projetos que idealizou, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.

O projeto educativo pretende potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro.

O atual executivo jovem, que conclui brevemente o seu mandato, é liderado por Isa Ferreira e composto também por António Ismail e Mariana Braizinho, que tem vindo a desempenhar as funções de vereadores. O principal objetivo do seu mandato foi a criação de uma brinquedoteca nas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Porto de Mós.

“Conseguimos atingir os nossos objetivos e todos unidos conseguimos realizar o projeto”, avança Isa Ferreira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Todo o projeto foi um grande desafio. Começámos por nos juntar todos para definirmos qual seria o projeto escolhido para o podermos concretizar, e não foi fácil, depois disso começamos a espalhar cartazes pelas várias freguesias para angariarmos brinquedos”, acrescenta a aluna do 12.º ano do Instituto Educativo do Juncal.

A presidente do executivo destaca também a colaboração da comunidade local para a concretização deste projeto que vai ser brevemente inaugurado.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Futsal: Dupla da Benedita conquista inédito tetracampeonato nacional

Os técnicos Nuno Dias e Paulo Luís, o primeiro residente na Benedita e o segundo natural da freguesia,...

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!