Alcobaça é o segundo concelho do distrito de Leiria com maior número de empresas, albergando 12% das entidades, de acordo com um estudo da Iberinform. O concelho de Leiria lidera, tendo 32% das empresas fixadas no respetivo território. Pombal (11%), Caldas da Rainha (11%), Marinha Grande (7%) e Porto de Mós (5%) são outros concelhos representativos nesta estatística. 22% das empresas do distrito estão sediadas nos restantes concelhos, incluindo Nazaré.
A indústria é o setor que gera maior volume de negócios, sendo responsável por 32% da faturação dos 16 concelhos, embora o número de empresas industriais totalize apenas 11% do tecido empresarial naquele território.
A grande parte das entidades empresariais no território distrital concentram-se no setor de serviços (37%), ainda assim esta área tem um peso de apenas 8% no volume de negócios. No ranking dos setores mais representados destaque ainda para construção (13%), agricultura (4%) e transportes (4%), que contribuem 9%, 5% e 4% para a faturação do distrito, respetivamente.
Quanto à dimensão, 85% das entidades empresariais do distrito são micro empresas e geram 14% do volume de negócios. Por outro lado 13% são pequenas empresas e 2% são médias empresas, faturando, respetivamente 32% e 34% do volume de negócios total.
O estudo comporta ainda o fator antiguidade. E conclui que as empresas mais antigas são as que têm um peso maior na faturação global do distrito de Leiria.