A Ceramirupe foi considerada a melhor empresa do país na categoria “Minerais Metálicos e Não Metálicos”, no âmbito da lista das 1000 Maiores Pequenas Médias Empresas (PME) portuguesas, publicada pela revista Exame, em parceria com a Informa D&B e com a Ernst & Young. O prémio foi anunciado na cerimónia que decorreu no passado dia 7 de fevereiro, num evento que se realizou na Casa da Música, no Porto.
A empresa, com sede em Coz e que opera no fabrico e na comercialização de louça utilitária e decorativa, em grés, sucede à Vidraria Mortágua, que tinha arrecadado o mesmo prémio em 2023, na categoria de “Minerais Metálicos e Não Metálicos”.
Foram distinguidas 23 empresas a nível nacional em vários setores. Na avaliação, são analisados indicadores como volume de negócios, exportações, emprego e longevidade, sendo ainda integrados na análise elementos criados pela Informa D&B, tais como o risco de “failure” e a resiliência financeira. Para uma empresa vencer na respetiva categoria é necessário que tenha um indicador de resiliência financeira elevado ou médio-alto, nos dois últimos exercícios considerados, que apresente resultados líquidos positivos, no último exercício realizado, e um risco de “failure” mínimo, reduzido ou moderado.
No ranking das 250 Maiores empresas dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós de 2022, a Ceramirupe ocupou o 27.º posto, com um volume de negócios na ordem dos 14,5 milhões.