O Cistermúsica Sacra está de regresso ao concelho de Alcobaça com novas propostas que conjugam iniciativas de formação coral e concertos durante o período pascal em emblemáticos locais como o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Coz, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição ou a Igreja Matriz da Vestiaria.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A 2.ª edição do evento organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes vai realizar-se entre os dias 16 e 31 do próximo mês, sob o mote “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, voltando a contar com a direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin.
“Este projeto renova assim na região, tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra para a Semana Santa”, avança a ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, através de um comunicado, no qual dá a conhecer parte da programação.
Já confirmado está o “Atelier Avançado – Jesu meine Freude e Motetes Penitenciais” que se realiza de 25 a 27 de março e que terá como formador Jonathan Ayerst. Outra das propostas é o “Atelier de Música Litúrgica para a Semana Santa”, dinamizado por Margarida Silva Mendes, a decorrer nos dias 16, 23 e 31 do próximo mês. A atividade dirige-se “tanto a estudantes do ensino superior e músicos profissionais, como à população local, permitindo que os participantes do Atelier Litúrgico assistam aos trabalhos do Atelier Avançado e vice-versa” sublinha a organização.
As inscrições para esta vertente formativa encontram-se abertas até ao dia 15 do próximo mês e destinam-se a dois grupos com currículos e contextos de atuação distintos: Coro Avançado e Coro Litúrgico. Já as datas dos concertos e das apresentações públicas inseridas nesta iniciativa serão reveladas em breve.
O Cistermúsica Sacra conta com o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, tem como parceiro estratégico o Município de Alcobaça e parceiros institucionais o Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal, a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, a Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria e a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição. O evento realiza-se também com o apoio da Paróquia de Cós e da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.