A Pneus do Alcaide, sediada em Tremoceira (freguesia de Pedreiras), está a desenvolver uma aplicação que será uma ferramenta de apoio para operadores e clientes, que tenham frotas de veículos, principalmente. A empresa fundada em 1981 é agora gerida pela segunda geração da família Laureano e opera no mercado de pneus, no ramo da recauchutagem e com foco no acompanhamento dos clientes, no negócio e no serviço pós-venda, fazendo parte da rede “Next Tread” de recauchutadores autorizados das marcas Goodyear/Dunlop.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A aplicação será móvel para os operadores da Pneus do Alcaide e “web” para os clientes, tendo o objetivo de aumentar a panóplia de serviços da empresa. “A plataforma tem a capacidade de acompanhar todo o período de vida do pneu, desde o momento em que é aplicado até ir para o lixo”, começa por explicar o administrador da empresa, acrescentando que a ferramenta permitirá registar e aceder a ocorrências.
“Faremos a monitorização das viaturas e conseguiremos saber se o pneu teve ou não algum furo e se já foi recauchutado”. Por outro lado, o cliente “terá acesso a uma base sólida, com dados concretos, para poder aferir quais as marcas, o tipo de piso, e os modelos que mais se adequam ao trabalho que realiza”, elucida David Laureano, salientando que a aplicação inicia brevemente a fase de testes, não tendo ainda uma data prevista para o lançamento oficial.
O crescimento do negócio tem sido uma prioridade na Pneus do Alcaide, que, em 2023, abriu um novo espaço em Porto de Mós dedicado “exclusivamente ao pneu ligeiro” com serviços “de mecânica rápida, alinhamentos e sistemas de monitorização de pressão dos pneus”, distinguindo-se dos restantes postos da empresa (em Santeira, Tremoceira e Benedita) que trabalham com pneus de ligeiros e pesados. Em parceria com o Grupo Salco, a entidade iniciou uma sociedade equitativa para ambas as partes, a Alcaide&Salco, em Leça da Palmeira, no ano de 2019.
Além do acompanhamento ao cliente, dos serviços disponíveis nos postos físicos e das assistências móvel e 24 horas, a Pneus do Alcaide tem parcerias estabelecidas em locais estratégicos do País, de modo a prestar auxílio aos clientes em qualquer lugar. Na europa, integra a rede “Truck Force” da Goodyear que permite oferecer assistência a clientes em todo o território europeu.
Atualmente, são 36 os colaboradores da empresa, que registou um volume de negócios na ordem dos 6,9 milhões de euros em 2023, valor que aumentou relativamente a 2022.