Terça-feira, Dezembro 23, 2025
Terça-feira, Dezembro 23, 2025

ANAFRE dá razão à Junta de Valado dos Frades no caso da delegação de competências

Data:

Partilhar artigo:

Depois de a maioria socialista na Câmara da Nazaré ter aprovado a cessação do contrato inter-administrativo de delegação de competências para a Freguesia de Valado dos Frades, a Junta divulgou o parecer jurídico da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que dá razão ao presidente, Samuel Oliveira, eleito pela CDU.

Em causa o motivo apontado pelo executivo camarário para terminar, no passado dia 8 de janeiro, de forma unilateral, o contrato – o voto contra de Samuel Oliveira, em Assembleia Municipal, ao orçamento da Câmara para 2024.

A Anafre deixa claro que a celebração do contrato não impede os representantes da freguesia de votarem contra o orçamento municipal. “Não se pode considerar que votar contra um orçamento municipal constitua um fundamento de relevante interesse público a considerar em si suficiente para pôr termo ao contrato”, lê-se no parecer.

Região de Cister - Assine Já!

Por outro lado, segundo o documento, “a revogação apenas poderia ocorrer mediante acordo entre ambas as partes, o que, manifestamente, não sucede no momento atual”. O parecer da Anafre sublinha ainda que “não se pode considerar que ocorra um incumprimento da Freguesia, posto que o que desencadeia a reação do executivo municipal é a não aprovação do orçamento do município e não um motivo ou fundamento imanente ao próprio contrato”.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Valado dos Frades refere que a medida da maioria socialista na Câmara “não é mais do que uma retaliação ao voto contra o orçamento municipal” e é, quanto aos valadenses, vista como “ilegal e antidemocrática”.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!