Sábado, Abril 18, 2026
Sábado, Abril 18, 2026

ANAFRE dá razão à Junta de Valado dos Frades no caso da delegação de competências

Data:

Partilhar artigo:

Depois de a maioria socialista na Câmara da Nazaré ter aprovado a cessação do contrato inter-administrativo de delegação de competências para a Freguesia de Valado dos Frades, a Junta divulgou o parecer jurídico da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que dá razão ao presidente, Samuel Oliveira, eleito pela CDU.

Em causa o motivo apontado pelo executivo camarário para terminar, no passado dia 8 de janeiro, de forma unilateral, o contrato – o voto contra de Samuel Oliveira, em Assembleia Municipal, ao orçamento da Câmara para 2024.

A Anafre deixa claro que a celebração do contrato não impede os representantes da freguesia de votarem contra o orçamento municipal. “Não se pode considerar que votar contra um orçamento municipal constitua um fundamento de relevante interesse público a considerar em si suficiente para pôr termo ao contrato”, lê-se no parecer.

Região de Cister - Assine já!

Por outro lado, segundo o documento, “a revogação apenas poderia ocorrer mediante acordo entre ambas as partes, o que, manifestamente, não sucede no momento atual”. O parecer da Anafre sublinha ainda que “não se pode considerar que ocorra um incumprimento da Freguesia, posto que o que desencadeia a reação do executivo municipal é a não aprovação do orçamento do município e não um motivo ou fundamento imanente ao próprio contrato”.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Valado dos Frades refere que a medida da maioria socialista na Câmara “não é mais do que uma retaliação ao voto contra o orçamento municipal” e é, quanto aos valadenses, vista como “ilegal e antidemocrática”.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Lixo junto aos contentores: um problema que se agrava

Que o problema do lixo acumulado indevidamente junto aos contentores não é novidade, todos sabem. Mas, nos últimos...

Casa com História: Óptica Ribeiro há 81 anos ao serviço dos alcobacenses

Há lojas que vendem produtos. E há lojas que guardam histórias. A Óptica Ribeiro, na Rua Alexandre Herculano,...

Ampliação do cemitério da Benedita já está em execução e custa mais de 600 mil euros

A Câmara de Alcobaça está a realizar uma intervenção de fundo no cemitério da Benedita, uma obra que...

EN 242: obra de 4 milhões preocupa executivo municipal

Três meses depois da passagem da tempestade Kristin, ainda há muito por resolver. O executivo municipal de Alcobaça...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!