Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que procura apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento.
A 11.ª primeira edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” iniciou-se na passada segunda-feira e vai estar em vigor até ao próximo dia 29 de maio.
No concelho de Alcobaça, os locais aderentes são a Farmácia Alfeizerão, a Farmácia Campeão, a Farmácia S. Sebastião e a Farmácia Taveira.
A iniciativa tem como principal objetivo angariar donativos para ajudar famílias em situação de pobreza a acederem à medicação que necessitem. Durante o período de funcionamento, qualquer cidadão poderá contribuir doando o troco das compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Os donativos podem ser feitos por MB Way (932 440 068), transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7), ou numa das 600 farmácias aderentes espalhadas pelo País.
Em Portugal, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar, de acordo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School. A farmacêutica da Farmácia Taveira afirma, em comunicado, que o “acesso à medicação é crucial para garantir a saúde de todos”. Fernanda Taveira apela à participação na campanha junto de uma farmácia aderente de modo a “apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento”.
Desde o início do programa, em 2016, já foram dispensadas 101.809 embalagens de medicamentos apenas no que diz respeito ao distrito de Leiria.