Uma noite de emoções fortes. Assim foi a homenagem que o Rotary Club de Alcobaça proporcionou à empresária Paula Alves e ao fotógrafo Jorge Barros – com as distinções de profissional do ano e profissional de carreira, respetivamente –, na noite da passada segunda-feira, no hotel Santa Maria de Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Com uma sala com mais de meia centena de pessoas, os dois alcobacenses foram alvo de vários reconhecimentos, sendo que apenas Paula Alves esteve presente. Jorge Barros, por motivos de saúde, fez-se representar por um amigo.
Aos 61 anos, Paula Alves tem visto o seu percurso ser reconhecido através da “marca” Pastelaria Alcôa, reconhecida pela comunidade regional, mas também pelos turistas que visitam, diariamente, a cidade de Alcobaça. Prova disso é o facto de já ter sido chamada a participar por diversas vezes num programa de um canal de televisão nipónico, que chega a… sensivelmente mais de 800 milhões de pessoas.
O feito é extraordinário, tal como o percurso de 41 anos à frente daquele icónico estabelecimento, que gere com o marido. Mas na hora das distinções, a alcobacense Paula Alves não esqueceu todos os que ajudaram, e continuam a ajudar, diariamente a escrever a história da Pastelaria Alcôa.
Desde o marido, Isidro Alves, que considerou ser “o grande obreiro” daquela casa, passando pelas filhas, que até nem queria que enveredassem pelo mesmo ramo, mas que são agora “companheiras” na gestão de uma marca que já tem duas lojas em Lisboa, à família, “que apoia sempre em todos os momentos”, e à equipa de colaboradores, “sem os quais nada disto era possível”.
Todos marcaram presença na homenagem à empresária, numa cerimónia que levou Paula Alves por diversas vezes às lágrimas. A primeira delas quando o presidente do Rotary realizou uma breve apresentação da alcobacense e, por entre várias justificações, recordou o saudoso José Eduardo Reis de Oliveira (Jero), que afirmava regularmente que Paula Alves “era uma das maiores embaixadoras de Alcobaça pelo mundo”. Foi apenas o primeiro de vários momentos de emoção.
Já Jorge Barros – conceituado fotógrafo alcobacense cujo trabalho se encontra reproduzido em diversas publicações, sendo frequentemente associado a textos de autores de reconhecido mérito – atravessa um período de doença conturbado, pelo que relegou ao amigo António Nabais a função de proferir algumas palavras.
Após recordar um percurso que começou há várias décadas, com o gosto pelas fotografias de paisagem, Jorge Barros, citado pelo amigo, agradeceu a distinção e disse ser “uma honra recebê-la”. As ofertas, essas, foram recebidas por vários amigos do distinguido.
António Vieira, à data presidente do Rotary Club de Alcobaça, destacou o percurso das duas personalidades, reconhecendo que são distinções inteiramente merecidas, que este é “também o papel do Rotary Club na comunidade”, e enfatizando que fazia questão que as distinções fossem entregues ainda sob a sua égide.
É que ontem, após o fecho desta edição, o professor foi substituído por Atalívio Bernardes no cargo, numa sessão que decorreu também no Hotel Santa Maria e no qual foram “reconhecidos” novos membros dos Rotários. O dia, de resto, fica marcado pela celebração do 32.º aniversário da refundação do Rotary Club de Alcobaça.