Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Fileira da oliveira vai ser promovida através da constituição de associação

Data:

Partilhar artigo:

Está em curso a formação de “uma associação para promover a fileira da oliveira” para atuar nos sete municípios envolvidos no projeto “Ouro Líquido”. A informação foi divulgada no antigo Lagar de Azeite do Rancho dos Moleanos (Évora de Alcobaça), que foi palco da apresentação da iniciativa, no passado dia 30 de agosto.

O projeto, que “pretende contribuir para capacitar olivicultores e lagares, estimulando os produtores a competir cada vez mais pela qualidade da azeitona e do azeite”, visa também “o estudo e valorização da paisagem olivícola e de recursos ligados ao olival e ao azeite, por forma a desenhar uma estratégia olivoturística, que aporte valor económico e social às comunidades rurais, integrando produtos endógenos, gastronomia, natureza, paisagem rural, cultura e património”, explica o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, em comunicado.

Na apresentação, foi abordada a importância que variedades características da região, como a “Galega” e a “Lentrisca”, têm junto da comunidade e de famílias que operam na produção de azeite há várias gerações.
Recorde-se que o investimento para executar o programa “Ouro Líquido” vai rondar um milhão de euros, durante quatro anos.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!