Poderia ser apenas mais uma edição de uma prova de triatlo, mas não será esse o caso, uma vez que a forte adesão de voluntários deixa antecipar aquela que será uma edição absolutamente histórica do Triatlo de São Martinho do Porto, cuja 3.ª edição vai decorrer no próximo fim de semana, na vila.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Temos tido uma longa lista de candidatos para serem voluntários durante o evento desportivo”, revelou o responsável pelo voluntariado e pela comunicação, justificando a afirmação com números. “Temos 154 pessoas inscritas para o voluntariado, bem mais do que o número que tínhamos inicialmente estipulado”, revelou João Pereira.
E mais: é que são várias as instituições locais que estão a juntar-se ao evento. Isto porque cada voluntário vai receber diariamente uma quantia simbólica, uma inovação a nível regional e que, nalguns casos, vai reverter a favor das associações que representam. “Seja para obras nas instalações, para atividades e saídas lúdicas ou para outro tipo de necessidades mais prementes”, explicou o alcobacense.
Se ao nível do movimento associativo, o evento desportivo já está num patamar de excelência, mais ficará pelo facto de ter já 1.500 inscritos, um número recorde e que ganha ainda mais força pelo facto de 713 atletas estarem inscritos na prova aberta, sendo muitos dos quais, revelou a organização, participantes naturais do concelho de Alcobaça.
Além do cariz social que o Triatlo de São Martinho do Porto tem ganho nas três edições já realizadas, o desporto também tem sido enaltecido e nesse capítulo haverá também novidades na categoria de estafetas da prova aberta. Nomeadamente com três equipas da “Terra de Paixão”, compostas por desportistas alcobacenses que têm dado inúmeras cartas no panorama nacional e também internacional.
Estarão em ação nomes como o nadador olímpico Francisco Santos, o ciclista Hélder Loureiro e a atleta Ana Mafalda Ferreira, que formam uma equipa, bem como a triatleta Raquel Rocha e o atleta, Fábio Durão, que constituem a segunda equipa, e, ainda, o nadador Leonardo Cruz, o ciclista Pedro Henriques e o corredor João Graça.
Já os triatletas olímpicos Melanie Santos e João Pedro Silva vão ser dois dos adeptos presentes no Triatlo de São Martinho do Porto, uma organização do Município de Alcobaça, da Junta de São Martinho do Porto, da Federação de Triatlo de Portugal e do Clube de Natação de Alcobaça.
“Teremos mais identidade visual no evento e toda a organização será alusiva à marca Alcobaça”, reforçou ainda João Pereira, da organização.