O Centro Social e Paroquial de Turquel vai ampliar a resposta social para o berçário e creche a médio prazo, depois de ver aprovada a candidatura ao apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a “nova geração de equipamentos das respostas sociais”, que, no caso daquela instituição, vai consistir na reconversão do antigo salão paroquial em três salas: um berçário e duas salas destinadas à creche.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A obra permitirá ao Centro Social e Paroquial de Turquel criar quase meia centena de vagas destinadas a bebés e crianças. “Numa primeira fase chegou a ser reprovado devido a burocracia. Fizemos uma reclamação e agora veio aprovado”, explicou o coordenador geral ao REGIÃO DE CISTER, acrescentando que “falta agora conhecer o cabimento financeiro” [relativo ao apoio financeiro por vaga preenchida].
Ainda assim, explica também Pedro Pereira, é intenção da Direção avançar com a realização da obra. “A empreitada rondará a casa dos 300 mil euros, sendo que a instituição vai procurar apoios, nomeadamente junto da Câmara e de outros parceiros estratégicos”, assegurou o dirigente, garantindo também que o Centro Social e Paroquial de Turquel tem “fôlego financeiro” para arrancar com a empreitada.
“Neste momento, temos os engenheiros e arquitetos a concluírem as especialidades, mas o projeto está já aprovado. Acreditamos que, durante o próximo semestre, possam iniciar as obras para que, no próximo ano letivo, já esteja em funcionamento”, antecipou o coordenador geral, informando que “as paredes do antigo salão vão ser aproveitadas”.
A intervenção não vai provocar grandes alterações no funcionamento do Centro Social e Paroquial de Turquel, e, avança o coordenador geral, a ampliação da resposta social deverá permitir a contratação de mais uma dezena de colaboradores, que se vai juntar à meia centena de funcionários que já laboram na instituição.
Durante a última semana, o Centro Social e Paroquial de Turquel foi alvo de uma outra remodelação, com a reconversão de uma sala de pré-escolar em creche, o que permitiu abrir mais 16 vagas. “Sentimos que ainda há pessoas que não têm lugar para as crianças e o nosso foco, neste momento, está nessa vertente”, asseverou Pedro Pereira, revelando que o Centro tem ainda uma dezena de crianças em “lista de espera”. Além disso, foram ainda realizados trabalhos de melhoramento no pátio e no refeitório.
O Centro Social e Paroquial de Turquel chega a 200 crianças, entre o berçário, creche, pré-escolar e Centro de Atividades de Tempo Livre (CATL), atingindo os 250 utentes, se contabilizados os 15 idosos no Centro de Dia e os 35 no Serviço de Apoio ao Domicílio.
No horizonte, o Centro Social e Paroquial de Turquel mantém “vivo” o sonho da construção de uma estrutura residencial para pessoas idosas e de um novo salão de eventos, projetos que, por agora, ficarão em suspenso.