A receita é a mesma, mas foi adicionado um programa cultural mais robusto à Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, de Alcobaça, que vai decorrer entre a próxima quinta-feira e domingo, no Mosteiro. Foi essa a mensagem transmitida pelo presidente da Câmara de Alcobaça, durante a conferência de imprensa, que decorreu este dia 31, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Podemos falar numa aposta maior na animação do evento para que as pessoas prolonguem a visita à Mostra“, salientou Hermínio Rodrigues, destancando o concerto com Rita Guerra (quinta-feira, às 22 horas) e o espetáculo visual “A paixão de Alcoa e Baça”, que estará em exibição todos os dias, no Claustro D. Dinis.
Estão também previstas várias atividades diárias, como um peddy-paper sobre a Mostra, para crianças até aos 12 anos, a recriação do “Beijo Real” pelo pisoense António Santos, conhecido pelo “Staticman”, e animações com “personagem animada de monge leitor” e “cornucópias gigantes”.
A 26.ª edição do evento inclui ainda várias exposições: a exposição “LÚMEN – Uma História de Amor” com as marionetas gigantes que protagonizaram o espetáculo da companhia alcobacense S.A. Marionetas; a exposição de cerâmica “SoundMade Ceramics”, da Perpétua, Pereira & Almeida, que integra coleções criadas através da voz de Sónia Tavares (The Gift) e de Mia Benita, e a exposição de fotografia “Siza + Souto Moura”, patente no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em parceria com a Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (Adepa).
A programação cultural inclui ainda concertos da Orquestra de Cordas da Academia de Música de Alcobaça, Tuna Agrária da Escola Superior Agrária de Santarém, Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella, Daniel Machado e o espetáculo “Fado ao Piano”, com Leonor Duarte e Daniel Delaunay.
Mantem-se igualmente a aposta nas sessões de showcooking, com curadoria do chef martingancense João Ribeiro, no Claustro do Rachadouro.
Com cerca de 40 participantes nacionais e internacionais, a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais vai juntar, pela primeira vez, representantes de Portugal Continental e das ilhas dos Açores e Madeira no certame, entre os espaços do Mosteiro e do hotel Montebelo.
Depois de no ano passado a escolha do melhor doce e licor ter sido feita através da votação do público, este ano voltará a ser da responsabilidade de um júri, que contará com Fernando Mendes.
A 26.ª edição da Mostra tem um orçamento de cerca de 100 mil euros (menos 50 mil euros que a última edição) e deverá atrair mais de 50 mil pessoas. O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, estará presente na inauguração da Mostra, que acontecerá na próxima quinta-feira, às 18 horas.