Sábado, Junho 7, 2025
Sábado, Junho 7, 2025

Roupa e calçado usados “dão” cheque a Associação dos Dadores da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Nazaré (ADBSCN) recebeu um cheque de 2.800 euros, valor que resultou da recolha de roupa e calçado usados nos 28 contentores do Projeto Esperança e do Ultriplo espalhados pelo concelho.

O montante angariado será aplicado em necessidades imediatas da coletividade, como destacou Fábio Santos, um dos membros da ADBSCN, conforme se lê na nota de imprensa da Câmara.

O Projeto Esperança – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, um projeto nacional de recolha de roupa usada colocada em contentores, recolheu 23.110 quilos de têxteis e calçado, evitando que fossem descartados em aterros e lixeiras. Deste total, 480 quilos de roupa foram doados ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Nazaré (SAAS), ajudando famílias do concelho em situação de vulnerabilidade económica e social. 

Região de Cister - Assine Já!

Segundo a autarquia, ao longo do ano de 2024 foram vandalizados e destruídos sete contentores, que “prejudicou o aumento da recolha e dos donativos”. Mas, ainda assim, os números são positivos: 42.158 quilos de têxtil e de calçado, com a Ultriplo a recolher 19.048 quilos e o Projeto Esperança 23.110 quilos.

O vereador da Câmara da Nazaré, Salvador Formiga, reforçou a importância deste projeto socioambiental. “Todos os anos, milhares de toneladas de têxteis vão parar a aterros, aumentando os custos de tratamento de resíduos. Valorizar esses materiais é um benefício para todos e para o meio ambiente”, afirmou o autarca, em comunicado de imprensa. 

De salientar que os números de 2024 apenas superam os de 2021, quando foram recolhidos 25.069 quilos. Em 2022 foi batido o recorde (46.639 quilos) e em 2023 foram angariados 42.732 quilos.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Maiorguense Hélder Reis reconduzido como secretário de Estado

O maiorguense Hélder Reis foi reconduzido no cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, mantendo-se em funções...

Serra e Mar

Até há relativamente pouco tempo, não saía de casa para um passeio à beira-mar ou na serra sem...

Ruas de Valado dos Frades ‘invadidas’ por palhaços, teatro e artes plásticas

A arte volta a invadir as ruas de Valado dos Frades com uma tarde dedicada ao teatro, às...

Região tem cinco “boas mesas” e cinco “boas camas”

Está nas bancas mais uma edição do guia “Boa Cama Boa Mesa” elaborado pelo jornal Expresso, que volta...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!