“Os Aventureiros e os Caçadores de Relíquias” é o título do 16.º volume da série de Isabel Ricardo, que há mais de 25 anos tem conquistado os jovens leitores.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na publicação da editora Saída de Emergência, que vai estar disponível nas livrarias do País a partir do próximo dia 20, os aventureiros rumam até Penela para vivenciarem novas aventuras entre histórias e lendas, descobertas espantosas e relíquias desaparecidas, envolvendo o lendário Viriato, os Romanos e um casal de arqueólogos muito suspeitos, e com muito mistério, emoção e humor à mistura.
“Para criar o livro, estive vários dias na vila e no concelho. Participei das escavações arqueológicas da Villa de São Simão, pratiquei arborismo, empoleirada em árvores, e também fiz espeleologia, vivendo uma experiência incrível na Gruta do Soprador do Carvalho, que faz parte de um sistema de grutas extraordinário, que tem, inclusive, um rio subterrâneo por onde caminhamos”, avança, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a escritora da Nazaré que recebeu o convite do Município de Penela para imaginar e escrever uma história passada naquele território.
“Tal como nos anteriores livros da coleção, ‘Os Aventureiros e os Caçadores de Relíquias’ tem uma função pedagógica, na medida em que, além de cativar os mais jovens para a leitura, através de aventuras excitantes em lugares especiais, divulga o nosso património histórico e cultural, neste caso, o de Penela”, acrescenta Isabel Ricardo.
A pré- presentação do livro vai acontecer no próximo dia 22, na Biblioteca Municipal José Soares da Nazaré, às 16 horas.
“O Esquilito Saltarico” é outra das novas propostas literárias da autora que aborda a importância da amizade e que vai estar disponível a partir do próximo mês.
A obra infantil conta a história de um esquilo muito especial que vive no Jardim Público de Boston e que é “doido por livros”.
A inspiração surgiu durante a viagem que a escritora fez à Costa Leste dos Estados Unidos da América, a convite do Instituto Camões e da Coordenação do Ensino de Português nos EUA, em setembro e outubro do ano passado, para visitar as escolas comunitárias portuguesas e as escolas públicas americanas onde se ensina a língua portuguesa.
“Encantei-me com os inúmeros esquilos que corriam pelos relvados, pelos passeios, subindo às árvores e aproximando-se das pessoas, com a maior descontração, no Jardim Público de Boston.
Surgiu-me a ideia de escrever uma história com um esquilo, mas também com um menino emigrante, em homenagem a todos aqueles que saem do seu país para procurar uma vida melhor”, adianta Isabel Ricardo. “Este livro foi um modo poético de recordar os meus passeios por Boston”, refere ainda.
O “Esquilito Saltarico” que será lançado a 5 de abril, também na Biblioteca Municipal da Nazaré, às 16 horas, contará com uma versão bilingue, publicada pela editora norte-americana Underline Publishing.