Os alunos da Escola Básica e Secundária São Martinho do Porto sagraram-se vencedores do desafio “AstroOvo”, promovido pela European Space Education Resource Office (Esero). Um programa educativo da Agência Espacial Europeia, que decorreu no passado dia 12 de março no Pavilhão do Conhecimento Centro de Ciência Viva, em Lisboa.
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Através de 15 alunos dos 10.º e 12.º anos, que integraram o grupo D correspondente a estudantes do ensino secundário, o estabelecimento de ensino representou o Agrupamento de Escolas de São Martinho naquele desafio criativo.
“A disputa do desafio desse grupo foi partilhada entre oito equipas, oriundas de diferentes pontos do país que foram convidadas a colocar a sua criatividade em cima da mesa”, começa por explicar o AE São Martinho do Porto em comunicado.
Depois de procederem à “planificação do projeto” e à “decisão dos materiais mais económicos para a criação do módulo de transporte do astronauta especial”, os estudantes receberam a “aprovação da equipa técnica, fizeram o levantamento de materiais e passaram à fase de construção”.
Durante um período de aproximadamente 45 minutos, as equipas “demonstraram o espírito criativo e crítico, existente entre todos os elementos e construíram o seu módulo para depois ser lançado de uma altura de cerca de 10 metros”.
O lançamento dos módulos estava previsto ser feito no exterior, mas as condições meteorológicas não o permitiram, pelo que teve de acontecer no interior do Pavilhão do Conhecimento.
“AstroOvo” foi um desafio superado por várias das equipas, mas os vencedores foram os alunos do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, uma vez que conseguiram desenvolver “um módulo com o menor custo que permitiu uma aterragem em segurança”.
Para casa, além do certificado de participação e de um ovo de chocolate, os participantes daquele agrupamento trouxeram na bagagem “uma experiência enriquecedora e demonstrativa das qualidades cognitivas”, que a entidade escolar acredita ser importante para “integrar uma carreira promissora, para a qual, a escola, nas pessoas dos professores, todos os dias contribui, com as mais diversas atividades e envolvências”.
O desafio “AstroOvo” assinalou este ano a sua segunda edição, depois da primeira ter sido de enorme sucesso.
A iniciativa é levada a capo pela Esero que explora o espaço como um “contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática”, procurando “promover o interesse dos alunos nas disciplinas nos níveis básico e secundário e incentivar carreiras científicas e de engenharia”.