A Rádio Nazaré, que completou 40 anos no passado dia 7, lançou uma campanha de angariação de donativos à comunidade para equipar a emissora e a resposta foi quase imediata e positiva.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Rapidamente uma empresa se disponibilizou para substituir a mesa do estúdio de emissão, que era, afinal de contas a necessidade mais premente.
No âmbito da campanha “Juntos No D(AR)”, a essa oferta juntaram-se as verbas de particulares, coletividades e grupos de Carnaval, valores que serão aplicados na aquisição de outros equipamentos, explica ao REGIÃO DE CISTER a presidente da Meia Maratona Internacional da Nazaré – Associação de Cultura e Desporto.
“A mesa custou cerca de 5 mil euros e os restantes donativos perfazem cerca de 2.200 euros”, descreve Ana Pouseiro.
A ideia partiu dos colaboradores voluntários da Rádio Nazaré, conta Ana Pouseiro, que elogia também a resposta dos nazarenos.
“Sendo esta uma rádio de índole comunitária, que trabalha para a Nazaré, seria uma forma de a comunidade poder retribuir”, considera a diretora da associação, que lembra ainda o donativo que a emissora guardou, desde o ano passado, quando recebeu as receitas de uma peça de um grupo de teatro amador.
“Todos os apoios vão permitir atualizar equipamento. Sabemos que uma rádio precisa sempre de renovar e estas ajudas são um balão de oxigénio”, explica Ana Pouseiro, ciente de que não faltará muito para que tenham de intervir no emissor, que é, sem dúvida, o equipamento mais oneroso em qualquer estação de rádio.
A história da Rádio Nazaré é, como muitas outras que surgiram à época, uma história de rádio pirata. Na vila surgiu associada à Meia Maratona Internacional da Nazaré e completa 40 anos de existência e 38 de emissões regulares na frequência 100.6.
Para assinalar a efeméride, a estação prepara uma emissão especial, na qual serão revelados os valores doados e os equipamentos adquiridos no decorrer da campanha “Juntos No D(AR)”.
A data, que ainda não foi divulgada, servirá ainda para celebrar também meia década da Meia Maratona da
Nazaré. A Rádio Nazaré, que conta com dois assalariados, tem vários colaboradores voluntários.
Ao longo destes 40 anos, passaram pela emissora centenas de pessoas e profissionais da radiodifusão, como o atual diretor de informação da Antena 1, Mário Galego.
“Muitos dos grandes comunicadores de rádio começaram aqui”, resume Ana Pouseiro.