Terça-feira, Dezembro 23, 2025
Terça-feira, Dezembro 23, 2025

“Pedra Rock” assinala década e meia de celebração da música alternativa

Data:

Partilhar artigo:

O Festival Pedra Rock assinala uma década e meia de celebração da música alternativa nos Moleanos, no dia 3 do próximo mês de maio. O evento regressa ao Lagar do Rancho com novos artistas nacionais e internacionais que trazem novas sonoridades alternativas e experimentais.

O cartaz desta 15.a edição abre com a banda argentina Capsula (na fotografia), conhecida pela energia avassaladora e fusão de rock psicadélico com garage rock. Formado em Buenos Aires e estabelecido em Bilbau (Espanha), o grupo que conta já com mais de duas décadas de história tem cativado os fãs do rock experimental de todo o mundo e participado em festivais como o Primavera Sound (Espanha) ou o Austin Psych Fest (EUA). A dupla chegou a partilhar o palco com lendas como Iggy Pop, Pearl Jam, Os Mutantes e X e, há cerca de três anos, reafirmou a sua independência com o álbum “Phantasmaville”. Nos Moleanos, os Capsula prometem um concerto único, onde apresentarão o novo trabalho discográfico, “Primitivo Astral”.

Vinda do concelho vizinho, a Cave Story é a segunda banda a atuar no Festival Pedra Rock. O grupo caldense que tem vindo a afirmar-se no panorama indie rock nacional partiu para uma exploração da estrutura da canção em tom intimista e intensamente texturado, através do disco “Em The Town”, editado no final de 2021, pouco mais de um ano antes de lançar “Wide Wall, Tree Tall”.

Região de Cister - Assine já!

O concerto dos Baleia Baleia Baleia também contempla a programação do Pedra Rock. Caracterizada pelo som intenso que cruza a música pop, rock e punk, a dupla portuense de baixo e bateria é uma das mais ativas no panorama underground português. Ainda na mesma noite, os Offtides propõem uma “descarga emocional” de “stress”, “razão”, “raiva”, “loucura” e “amor”, traduzida em “guitarras estridentes” e “camadas eletrónicas” e, diretamente de Itália, Bonny Jack apresenta um projeto singular que mistura folk, blues e rock, transportando o público para uma viagem sonora única.

À semelhança dos anos anteriores, a 15.a edição do Festival Pedra Rock volta a cruzar a música com as outras artes, através de exposições e experiências imersivas com artistas locais. Além de consolidar o seu papel como evento de referência no circuito musical português, o evento anual mantém o seu compromisso com a promoção da cultura na região e no País.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!