Segunda-feira, Abril 21, 2025
Segunda-feira, Abril 21, 2025

“Pedra Rock” assinala década e meia de celebração da música alternativa

Data:

Partilhar artigo:

O Festival Pedra Rock assinala uma década e meia de celebração da música alternativa nos Moleanos, no dia 3 do próximo mês de maio. O evento regressa ao Lagar do Rancho com novos artistas nacionais e internacionais que trazem novas sonoridades alternativas e experimentais.

O cartaz desta 15.a edição abre com a banda argentina Capsula (na fotografia), conhecida pela energia avassaladora e fusão de rock psicadélico com garage rock. Formado em Buenos Aires e estabelecido em Bilbau (Espanha), o grupo que conta já com mais de duas décadas de história tem cativado os fãs do rock experimental de todo o mundo e participado em festivais como o Primavera Sound (Espanha) ou o Austin Psych Fest (EUA). A dupla chegou a partilhar o palco com lendas como Iggy Pop, Pearl Jam, Os Mutantes e X e, há cerca de três anos, reafirmou a sua independência com o álbum “Phantasmaville”. Nos Moleanos, os Capsula prometem um concerto único, onde apresentarão o novo trabalho discográfico, “Primitivo Astral”.

Vinda do concelho vizinho, a Cave Story é a segunda banda a atuar no Festival Pedra Rock. O grupo caldense que tem vindo a afirmar-se no panorama indie rock nacional partiu para uma exploração da estrutura da canção em tom intimista e intensamente texturado, através do disco “Em The Town”, editado no final de 2021, pouco mais de um ano antes de lançar “Wide Wall, Tree Tall”.

Região de Cister - Assine já!

O concerto dos Baleia Baleia Baleia também contempla a programação do Pedra Rock. Caracterizada pelo som intenso que cruza a música pop, rock e punk, a dupla portuense de baixo e bateria é uma das mais ativas no panorama underground português. Ainda na mesma noite, os Offtides propõem uma “descarga emocional” de “stress”, “razão”, “raiva”, “loucura” e “amor”, traduzida em “guitarras estridentes” e “camadas eletrónicas” e, diretamente de Itália, Bonny Jack apresenta um projeto singular que mistura folk, blues e rock, transportando o público para uma viagem sonora única.

À semelhança dos anos anteriores, a 15.a edição do Festival Pedra Rock volta a cruzar a música com as outras artes, através de exposições e experiências imersivas com artistas locais. Além de consolidar o seu papel como evento de referência no circuito musical português, o evento anual mantém o seu compromisso com a promoção da cultura na região e no País.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

João Traquina termina carreira aos 36 anos

Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas...

Contestadas “telas plásticas” colocadas no Baça e no Alcoa

A Câmara de Alcobaça procedeu à limpeza das margens dos rios Alcoa e Baça no decorrer do ano...

Vida renovada

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o...

Maria Cecília Louraço evoca passagem do tempo em “Memória da Pedra”

Depois de ter dado a conhecer no Baú das Memórias, no passado verão, a exposição sensorial “A praia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!