O “Agora Festival” está a chegar à Benedita. Nos próximos dias 9 e 10, a vila acolhe a primeira edição da iniciativa que promete agitar e envolver a comunidade numa imersão cultural com vários concertos ao ar livre na Praça Dr. José Damasceno Campos e uma residência artística.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Desenhado pela beneditense Filipa Antão, de 27 anos, o festival, inserido na programação do BE Cultura, pretende divulgar talentos da região e valorizar a criatividade local.
“A ideia surgiu para trazer de volta à Benedita a tradição das bandas locais, que têm vindo a perder visibilidade ao longo dos últimos anos”, explica a impulsionadora da iniciativa, que chegou a integrar um grupo musical durante a juventude e que atualmente se dedica à área do Marketing, no Porto.
A programação desta primeira edição abre com uma residência artística, destinada a músicos, que promove a partilha entre os participantes e culmina com um espetáculo na praça central da vila.
No segundo dia, o cartaz inclui os concertos de Bernardo Vinagre, European Breakfast Funeral, HomemNada, Fema, Hifa, Homem Nada Nectar, Nunca Mais Era Sábado (na fotografia), Sidekick e Ved’ma, agendados para as 16 horas e que se prolongam pela noite dentro. Para atrair diferentes públicos, o festival oferece uma diversidade musical que vai do fado ao techno e do metal ao indie. Todos os artistas têm um ponto em comum: são oriundos do distrito de Leiria.
Além da residência artística e da música ao vivo, o festival sugere a degustação de menus desenvolvidos especialmente para o evento, através de parcerias com restaurantes, cafés e bares da Benedita.
“O objetivo é criar algo de nós para nós, envolvendo diferentes setores de atividade”, acrescenta Filipa Antão, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Com uma programação inteiramente gratuita, o “Agora Festival” conta com o apoio da Junta de Freguesia da Benedita, do Município de Alcobaça e de empresas da região. A organização do evento está a cargo de um grupo de voluntários, que não tem medido esforços para que tudo corra bem no segundo fim de semana do mês.
Caso a edição seja bem-sucedida, prevê-se que esta seja a primeira de muitas, com o objetivo de recuperar a tradição das bandas locais na Benedita. Assim sendo, nos próximos dias 9 e 10, todos os caminhos devem dar ao sul do concelho de Alcobaça.