Um espaço onde a aprendizagem pode ser feita ao ar livre e em comunhão com a natureza. É assim que podemos resumir a filosofia do projeto Sopé, que vai ser implementado já a partir do próximo ano letivo na Benedita. A iniciativa, com um conceito diferente do habitual, é destinada a crianças entre os três anos e a idade de ingresso no ensino básico.
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“Queremos permitir que as crianças cresçam em comunhão com a natureza, proporcionando-lhes aprendizagens significativas que lhes permitam adquirir competências necessárias a um desenvolvimento saudável e harmonioso, transversal no tempo”, explica ao REGIÃO DE CISTER uma das responsáveis pelo projeto, inspirado na abordagem “Forest School”.
Mariana Madaleno, que conta com seis anos de experiência no terreno e é licenciada em Reabilitação Psicomotora e Líder de Forest School certificada, explica que a abordagem pedagógica que será implementada é “centrada na criança, respeitando cada individualidade, interesses e opiniões”. Reconectar as crianças com a natureza, “promovendo o respeito, a responsabilidade ambiental e a consciência da importância de preservar os ecossistemas e a biodiversidade” faz também parte da metodologia, que considera ainda que deve ser dado “tempo e espaço às crianças para crescerem e aprenderem através da brincadeira livre”, promovendo, deste modo, “a sua curiosidade e pensamento crítico”. A sustentabilidade e a relação com as famílias e comunidade são outras das variáveis assinaladas pela abordagem enunciada.
O projeto desenrola-se em três vertentes: os playgroups para bebés dos 6 meses aos três anos, as férias de verão, que irão decorrer em agosto, para crianças dos três aos dez anos e a comunidade de aprendizagem.
Tendo em conta a abordagem “Forest School”, o programa educativo será inserido em ambientes naturais e baseado em aspetos como a “observação e colaboração entre os adultos e crianças”, “respeito e autonomia da criança” e “gestão de riscos e desenvolvimento”, que incluem a “avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios de cada atividade por parte dos adultos” e promoção de atributos como “resiliência, confiança, independência, capacidade de resolução de problemas e criatividade”.
A comunidade de aprendizagem, que terá também Raquel de Jesus, licenciada em Educação de Infância, com formação em Forest School e experiência no terreno há quatro anos, como dinamizadora, está limitada a 14 vagas, tendo início marcado para dia 8 de setembro de 2025 e fim a 30 de junho de 2026. Pelo meio, haverá pausas de Natal (de 23 de dezembro a 2 de janeiro) e de Páscoa (30 de março a 3 de abril). As atividades no Sopé funcionarão de segunda a quinta-feira, das 9 às 16 horas, e sexta-feira, das 9 às 15 horas, existindo vagas limitadas para sete crianças que necessitem de iniciar as atividades a partir das 8:30 horas.