O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) abriu portas a 240 alunos de diversas escolas da região de Leiria que, na passado dia 2 de maio, participaram na 10.ª edição do Bootcamp Intermunicipal de Empreendedorismo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O evento realizou-se no âmbito do projeto “Arrisca Connosco”, da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), e permitiu o convívio entre estudantes do 3.º ciclo e do secundário que realizaram várias atividades ao longo do dia.
Para a diretora pedagógica do IEJ “foi um orgulho enorme receber o evento na escola”. Além de todas as dinâmicas que envolvem o projeto, Tânia Galeão destacou toda a interação ao longo do dia entre estudantes provenientes de escolas de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós e os alunos do IEJ. “É o mais giro. É muito interessante o projeto e tudo o que os estudantes desenvolvem em termos de empreendedorismo, de ideias e de partilha, mas esta parte também de trocarem experiências, viverem este tipo de dinâmicas, de abordagens é também muito importante”, partilhou a diretora pedagógica do IEJ com o REGIÃO DE CISTER.
Tânia Galeão salientou ainda a necessidade de atividades empíricas na educação. “A escola tem de ser ‘pôr a mão na massa’, os alunos têm de saber fazer, saber trabalhar em grupo, têm de ser autónomos, criativos, inovadores e esse projeto tem isso tudo”, sublinhou.
A vereadora da Educação do Município de Porto de Mós também marcou presença na sessão de encerramento do evento. Telma Cruz mostrou-se satisfeita pela realização do evento no Juncal. “Gostamos sempre que venham ao nosso concelho. Para nós é uma oportunidade de dar a conhecer o melhor que se faz no território porque um dia mais tarde podem querer vir para cá viver ou visitar”, começou por dizer, destacando, de seguida, a importância do Bootcamp. “São iniciativas que dão um contributo importante na educação aos nossos jovens, porque desenvolvem competências empreendedoras. Além disso, são também uma oportunidade dos estudantes porque transformam as ideias deles em valor, porque muitas delas serão concretizadas mesmo que não ganhem os concursos”.
Para muitos jovens, a participação no Bootcamp serviu para afinarem os projetos que vão participar no concurso de ideias por município (e, posteriormente, os melhores a uma fase intermunicipal).
Com o apoio da GesEntrepreneur e organização da CIM, o evento decorreu simultaneamente em Pedrógão Grande, mobilizando mais de 400 alunos, um feito inédito, segundo as palavras da secretária executiva da CIMRL. “Fazemos um balanço super positivo porque foi uma ação diferenciadora de todas as outras, pelo contexto, pelas dinâmicas e pela forma de trabalhar. Pela primeira vez conseguimos juntar mais de 400 alunos ao mesmo tempo em sítios diferentes e juntar a comunidade e todas as entidades que trabalharam para a realização deste evento muito gratificante”, afirmou Alcina Costa.