Foram conhecidos, no passado dia 13, os alunos do concelho de Porto de Mós que venceram a fase municipal da 10.ª edição do Concurso Municipal de Ideias – Empreendedorismo nas Escolas 2025 e que vão representar o concelho na etapa intermunicipal. A iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os municípios associados, pretende incentivar o espírito empreendedor e criativo dos jovens.
No palco do Cine-teatro de Porto de Mós, Adam Ivatsko, Alexandre Filipe, Rafael Nogueira, da Escola Secundária de Porto de Mós, apresentaram o projeto “DryGuard” que foi o grande vencedor do 3.º ciclo. Além do passaporte para a fase intermunicipal, os alunos foram recompensados com um prémio de 100 euros para investirem no trabalho. Constança Marques, Daniel Ditchyk, Salvador Luzindro (projeto “Caneta Anti-Stress”), do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), e Constança Brites, Maria Dias e Marta Reis (projeto “PlantaNeeds”), da Escola Secundária de Porto de Mós, ficaram em 2.º e 3.º lugares tendo recebido prémios de 75 e 50 euros, respetivamente, nesta faixa etária.
No ensino secundário, os grandes vencedores e representantes do concelho na próxima fase foram Simão Narciso, Rodrigo Silvestre, Bruno Marques, do IEJ, que apresentaram o projeto “Speed Volt”, merecendo também 100 euros para aprimorar o trabalho já realizado. No 2.º posto, “Welcome Bag” de Iara Ferreira e Maria Gomes (IEJ) arrecadou o prémio de 75 euros e, no 3.º lugar, “Growing Green PT” de Dinis Cardoso, Gabriel Martinho, Lucas Santos (IEJ) receberam 50 euros. Nesta edição foram apresentadas oito ideias de negócio por 24 alunos do 3.º ciclo e 7 por 19 alunos do ensino secundário.
O júri teve em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, a qualidade da comunicação e da apresentação, o impacto para o território da CIMRL, e o desenvolvimento da ideia (maturação do projeto).